O governo do Paraná anunciou neste sábado (8) o estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, no centro-sul do estado. Um tornado destruiu cerca de 90% das casas e estabelecimentos comerciais da cidade, que tem aproximadamente 14 mil moradores. O desastre deixou seis mortos e 432 feridos.
O governador Ratinho Junior comentou: “Decretei o estado de calamidade pública para acelerar os atendimentos e a liberação de recursos. A Cohapar está estudando formas de reconstruir as moradias e estamos preparando alojamentos para apoiar as famílias.”
Este decreto permite ao governo estadual implementar ações emergenciais, como a dispensa de licitações e a mobilização imediata de recursos, bem como solicitar apoio federal. Isso significa que a prefeitura poderá acessar também o Fundo Estadual de Calamidade Pública e firmar convênios emergenciais.
Equipes do governo federal foram enviadas a Rio Bonito do Iguaçu para ajudar as vítimas e planejar a reconstrução das áreas afetadas. A tempestade causou colapsos estruturais, danos às estradas e à rede elétrica, deixando muitos moradores sem energia. O tornado foi classificado como F3, com ventos de até 250 km/h, conforme dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Como você vê essa situação? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments