Trump acusa JBS e outros frigoríficos de formação de cartel e pede investigação

Publicado:

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou, na última sexta-feira, que vai investigar as práticas das principais empresas de processamento de carne do país. Entre elas, a JBS, uma das maiores do mundo, foi mencionada em um comunicado da Casa Branca.

Donald Trump se pronunciou sobre o assunto nas redes sociais, alegando que os frigoríficos estão elevando os preços da carne bovina de forma irregular. Ele afirmou que isso ocorre por meio de conluio, fixação e manipulação de preços.

O comunicado destaca que a investigação faz parte de um esforço para combater cartéis estrangeiros e restaurar a concorrência no setor. Junto à JBS, empresas como Cargill, Tyson Foods e National Beef são citadas, dominando cerca de 85% do mercado de processamento de carne bovina nos Estados Unidos. Para se ter uma ideia, essa participação aumentou de 36% em 1980.

A JBS é descrita como uma empresa de propriedade estrangeira e a maior processadora de carne do mundo. Nas palavras do DOJ, a investigação busca erradicar conluios ilegais e proteger a segurança alimentar dos cidadãos.

“Ao examinar se essas empresas violaram as leis antitruste por meio de preços coordenados ou restrições de capacidade, esta investigação irá erradicar qualquer conluio ilegal, restaurar a concorrência justa e proteger nossa segurança alimentar,” afirma o trecho da publicação oficial.

Trump ainda ressaltou que, enquanto o preço do gado tem caído, o do carne embalada só aumenta, o que ele considera suspeito. “Se houver crime, os responsáveis pagarão um alto preço,” garantiu.

A equipe do Metrópoles entrou em contato com a JBS, que ainda não respondeu. Assim que houver um retorno, a reportagem será atualizada.

Alta no preço da carne

Essa nova ação de Trump acontece em um contexto de tensão com os produtores de gado nos Estados Unidos. O presidente foi criticado após sugerir que o país poderia importar mais carne da Argentina para reduzir os preços, uma proposta vista como ameaça pelos pecuaristas, que fazem lucro com a alta demanda interna.

Recentemente, os preços da carne bovina nos EUA atingiram níveis recordes. A longa seca diminuiu os rebanhos e encareceu a alimentação dos animais, deixando o estoque de gado no nível mais baixo em quase 75 anos. A situação se complicou ainda mais após a suspensão da maioria das importações de gado do México, por conta dos riscos de disseminação da praga bicheira-do-Novo-Mundo.

E você, o que pensa sobre essa situação? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estupro e aborto

A questão dos direitos das mulheres que enfrentam a tragédia de um estupro é um tema que gera intenso debate. Muitas pessoas defendem...

Famoso hotel dificulta que donos aluguem flats, e briga judicial se instala

Caldas Novas, em Goiás, tem se destacado como um destino turístico popular, com cerca de 104 mil leitos. Dentre os empreendimentos da região,...

Conheça artista por trás do sucesso ‘Garçom, tem Pitú?’ que tem mais 24 mi de views e foi apadrinhada por Carlinhos Maia

Laércio Dantas, uma paulista de 15 anos, atualmente vivendo em Picos, Piauí, está fazendo sucesso em todo o Brasil com seu bordão “Garçom,...