Bolsonaro teme o crescimento da grama à sua porta

Publicado:

Bolsonaro não tem nada a ganhar ao anunciar quem será seu candidato à presidência em 2026 antes de iniciar a pena de 27 anos e três meses a que foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal. Não faz sentido.

Em 1995, visitei o ex-ministro Jarbas Passarinho em sua residência no Lago Norte, Brasília. Conheci-o no Recife, onde era ministro da Educação sob a presidência de Emílio Garrastazu Médici. Era uma boa fonte de informação.

Logo que me sentei em seu escritório, Passarinho, observando seu jardim, comentou, meio rindo, meio sério: “Você viu como a grama cresceu no meu jardim? A grama cresce nos jardins de políticos sem poder porque as visitas escasseiam.”

Passarinho teve um papel importante na história política do Brasil, governando o Pará e passando por três governos da ditadura militar, além de ter sido senador e ministro de Fernando Collor. Ele ficou famoso por ter declarado: “Às favas, senhor presidente, neste momento, todos os escrúpulos de consciência.” Ele faleceu em junho de 2026.

A grama tenderá a crescer em qualquer lugar onde Bolsonaro cumprirá sua pena, seja em uma cela na Penitenciária da Papuda, em uma sala especial da Superintendência da Polícia Federal ou em sua casa em Brasília. A questão é saber a partir de quando isso começará a acontecer.

Quanto mais tempo Bolsonaro demorar para passar o bastão de liderança da direita, mais a grama crescerá. Por isso, seus filhos e Michelle, sua esposa, reforçam constantemente que ele será o candidato da direita contra Lula, mesmo sendo inelegível.

O candidato apoiado por Bolsonaro pode ser Flávio, seu filho Zero Um, ou outro nome do campo da direita que aguarda a aprovação dele. A pressa seria uma inimiga para Bolsonaro, e ele está ciente disso. O silêncio, enquanto durar, poderá manter a grama aparada.

Resta-nos desejar uma vida longa a Bolsonaro, para que ele enfrente as consequências de suas ações.

E você, o que pensa sobre esse cenário? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mistura explosiva: a estratégia que impede facções de dominar o DF

Enquanto grandes capitais do Brasil lutam contra presídios dominados por facções, como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV),...

Tremembé: ator de Campinas revela dificuldade em cena de casamento

Daniel de Almeida Santos, que vive o personagem Vladmir na nova série do Prime Video, Tremembé, se destacou entre os fãs por uma...