O governo federal reconheceu, neste sábado (8), o estado de calamidade pública na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. A decisão, anunciada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, visa garantir uma resposta rápida e eficaz às necessidades da população local após os danos causados por um tornado e chuvas intensas.
O reconhecimento foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial da União. A medida foi realizada através do rito sumário, que facilita o repasse de recursos para a assistência humanitária. Os valores a serem liberados foram definidos pela portaria nº 1.466/2024, que varia entre R$ 200 mil a R$ 500 mil, dependendo do tamanho da população afetada.
Segundo a Defesa Civil do Paraná, o tornado impactou cerca de 10 mil pessoas, resultando em cinco mortes, 125 feridos, além de 28 desabrigados e mais de mil desalojados. O ministro Waldez Góis destacou a pronta mobilização do governo federal. “Desde quinta-feira, estamos em contato com as defesas civis de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para acompanhar a situação. Infelizmente, o tornado causou grande estrago em Rio Bonito do Iguaçu”, afirmou.
A coordenadora-geral de Gestão de Processos da Defesa Civil Nacional, Júnia Ribeiro, esclareceu que a cidade poderá acessar rapidamente o sistema para solicitar apoio federal, detalhando as ações e valores necessários para auxiliar a população afetada.
A situação é crítica, e todos devem estar atentos às atualizações sobre as necessidades e formas de ajudar. Sua opinião é importante. Compartilhe nos comentários como você acredita que a situação pode ser melhorada, ou como você já está ajudando.

Facebook Comments