Escolaridade influencia percepção sobre mudanças climáticas, aponta pesquisa

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Uma pesquisa chamada “Hábitos Sustentáveis & Percepções sobre o Plástico”, realizada pela Nezus para o Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado de São Paulo (Sindplast), revelou como o nível de escolaridade afeta a visão dos brasileiros sobre as mudanças climáticas.

Os dados mostram que 23% dos entrevistados com ensino fundamental consideram as mudanças climáticas como a principal ameaça ambiental. Esse número sobe para 35% entre aqueles com ensino médio e chega a 42% entre pessoas que possuem ensino superior. Isso demonstra que, quanto mais as pessoas estudam, mais elas se conscientizam sobre o impacto das mudanças climáticas.

A pesquisa entrevistou 2.009 brasileiros com 16 anos ou mais de todas as 27 unidades da federação, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais. Além das percepções sobre clima, o estudo identificou que o plástico é o material mais reciclado no país, com 90% dos respondentes afirmando separar resíduos em casa. Os seguintes materiais na lista são alumínio (73%), papel e papelão (68%) e vidro (68%).

No entanto, os participantes apontaram desafios para a reciclagem de embalagens plásticas. A falta de coleta seletiva foi citada por 35% dos entrevistados, e 29% mencionaram que a falta de hábito, o esquecimento ou a falta de informação são barreiras significativas.

Quais são suas opiniões sobre a relação entre escolaridade e conscientização ambiental? Compartilhe seus pensamentos nos comentários.

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