O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (10) que tem uma excelente visão sobre o trabalho de Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central. Durante uma entrevista à CNN Brasil, Haddad mencionou que há expectativas de cortes na taxa de juros, destacando que muitos especialistas acreditam que a hora de iniciar esse ciclo já chegou.

Quando questionado sobre as críticas de Gleisi Hoffmann, ministra das Relações Institucionais, que afirmou que Galípolo “deixou a desejar” após a decisão de manter a Selic em 15% ao ano, Haddad defendeu Galípolo, afirmando: “Acredito que ele está fazendo um bom trabalho no Banco Central”. O ministro ressaltou medidas tomadas para coibir abusos no sistema financeiro, os quais Galípolo herdou.

Haddad também destacou que o trabalho do Banco Central vai além da Selic. Ele elogiou a atuação da instituição na regulação das fintechs, afirmando que o BC está equilibrando concorrência e robustez do sistema financeiro. Na parte da manhã, Haddad se reuniu com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para discutir diversos assuntos, todos não relacionados à Selic. “Os bancos estão de acordo que é momento para pensar na redução dos juros”, afirmou.

O ministro é otimista em relação à economia no terceiro governo Lula, mencionando a expectativa de menor inflação acumulada, menor desigualdade e a taxa de desemprego mais baixa da história. Ele também comentou sobre o mercado financeiro, destacando recordes na bolsa e estabilidade do dólar.

Haddad finalizou sua fala ressaltando o aumento nos investimentos em infraestrutura no Brasil, mencionando que o país está alcançando novos patamares nesse setor.

Gostou do que leu? Compartilhe sua opinião e vamos discutir sobre o impacto dessas declarações na economia brasileira.