Governo Trump ameaça tomar ‘medidas’ contra ausência de controladores de voo

Publicado:

O secretário de Transporte dos Estados Unidos, Sean Duffy, fez uma declaração preocupante em uma coletiva de imprensa, afirmando que o governo está considerando “medidas” contra controladores de voo que não estão comparecendo ao trabalho. A razão para essa ausência é a paralisação orçamentária que afeta o pagamento dos salários desses profissionais, a mais longa da história do país.

Duffy comentou que a situação é alarmante e disse: “Preocupa-me sua dedicação. Preocupa-me seu patriotismo.” Ele revelou que, além de avaliar quais controladores não estão cumprindo suas funções, o governo de Trump planeja cortar salários dos que faltam e, em contrapartida, oferecer um bônus de US$ 10 mil para aqueles que estão se apresentando normalmente.

Nesta terça-feira, Duffy também ressaltou que, apesar dos desafios, as torres de controle tiveram menos problemas porque muitos trabalhadores se sentem mais otimistas com a recente proposta do Senado para destravar o impasse orçamentário.

A paralisação, que dura 42 dias, está impactando diretamente o setor aéreo. Milhares de controladores alegam motivos de saúde para justificar suas ausências. Com isso, o governo teve que reduzir em 10% o tráfego aéreo nos 40 principais aeroportos do país, resultando em mais de 1.200 voos cancelados e 3.200 atrasos nesta terça.

As festividades de Ação de Graças, que se aproximam no final de novembro, estão deixando os americanos preocupados com a possibilidade de uma viagem mais complicada.

Após semanas de tentativas frustradas, na segunda-feira (10), o Senado aprovou uma extensão orçamentária com o apoio de alguns membros da oposição. Agora, o projeto precisa passar pela Câmara dos Representantes e ser sancionado por Trump.

O que você acha dessa situação? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cobre, Pinochet, imigração: veja cinco coisas sobre o Chile antes das eleições

No próximo domingo, 16 de novembro, os moradores do Chile vão às urnas para eleger o sucessor do presidente de esquerda Gabriel Boric....

BBC deve ‘lutar’ por seu jornalismo, diz diretor demissionário ante ameaça de Trump

Tim Davie, diretor da BBC, pediu demissão no último domingo após Donald Trump ameaçar processar a emissora britânica por difamação. A polêmica surgiu...

Diamante ‘Mellon Blue’ é arrematado por US$ 25 milhões em leilão em Genebra

O diamante azul conhecido como “Mellon Blue”, com 9,51 quilates, foi vendido por impressionantes 25,5 milhões de dólares em um leilão da Christie’s,...