O Tribunal de Munique, na Alemanha, tomou uma decisão importante ao condenar a OpenAI, responsável pelo ChatGPT, por violação de direitos autorais de músicas. A condenação ocorreu na última terça-feira, 11, após uma ação judicial iniciada pela GEMA, organização que gerencia os direitos autorais musicais na Alemanha.
A decisão do tribunal destaca que os “modelos de linguagem” da OpenAI e a “reprodução de letras de músicas nos chatbots” infringem direitos de exploração protegidos por copyright. Essa informação foi divulgada em uma nota à imprensa.
A GEMA, que representa cerca de 100 mil compositores e editoras, entrou com a ação representando artistas de nove músicas. O processo, iniciado em novembro de 2024, alega que a OpenAI utilizou essas músicas para treinar a inteligência artificial ChatGPT sem obter licença ou remuneração dos compositores.
Em resposta, a OpenAI defendeu que não houve violação da legislação, afirmando que seus modelos não armazenam ou copiam dados específicos, mas apenas incorporam parâmetros que aprenderam. Quanto ao conteúdo gerado pelo ChatGPT, a empresa argumenta que os usuários são responsáveis pelo que produzem.
No entanto, o tribunal determinou que os autores das músicas têm direito a uma indenização pela reprodução das letras e pela utilização dos modelos de linguagem.
E você, o que pensa sobre essa decisão? Acha que as empresas de tecnologia devem pagar pelos conteúdos utilizados em seus modelos? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments