Um total de 2.215 estudantes universitários foram selecionados para estagiar em órgãos públicos de 197 municípios da Bahia, abrangendo a capital e o interior do estado. Esta é a primeira convocação do Edital de Abertura de Inscrições n° 02, publicado em 1º de outubro de 2025, pelo Programa Partiu Estágio. O objetivo é proporcionar aos alunos de cursos de graduação na Bahia a oportunidade de adquirir experiência profissional em unidades da administração pública estadual.
A lista completa dos convocados está disponível no site da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), acessível em https://www.ba.gov.br/administracao. Os selecionados devem entrar em contato com as unidades de Recursos Humanos dos órgãos onde atuarão entre 17 e 28 de novembro deste ano. Caso não manifestem interesse, correm o risco de perder a vaga.
Além disso, cada convocado receberá uma mensagem via WhatsApp informando sobre a atualização do seu status no site (https://BA.GOV.BR). Nesse site, também é possível consultar a lista de documentos que devem ser apresentados, como histórico escolar e comprovante de residência.
Entre os 2.215 estudantes convocados, 1.170 residem em Salvador, enquanto 1.045 são do interior. Os municípios com maior número de selecionados, além da capital, são Feira de Santana, com 106 estudantes, e Vitória da Conquista, com 65.
Os estagiários atuarão em 53 órgãos estaduais. A Secretaria de Educação é a que receberá o maior número, com 1.052 selecionados, seguida pela Secretaria de Saúde, com 217, e pela Procuradoria Geral do Estado, com 101. As vagas abrangem 95 cursos diferentes, com destaque para Administração, Direito e Letras, com 343, 260 e 184 estudantes respectivamente.
Com essa convocação, o total de estudantes beneficiados por este ano pelo governo da Bahia chega a 8.338. Isto é resultado do Edital de Abertura de Inscrições n° 01/2025, publicado em abril, que garantiu oportunidades para 6.123 universitários, através de convocação realizada ao longo dos meses de maio a agosto. O Edital n° 02/2025 prevê a oferta de 4.728 vagas ao todo.
O estágio tem carga horária de quatro horas diárias, totalizando 20 horas semanais, com duração máxima de um ano. A seleção prioriza candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e também estudantes que concluíram o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em instituição privada. Além disso, 10% das vagas são reservadas para estudantes com deficiência, conforme a Lei Federal n° 11.788, de 25 de setembro de 2008.
Você se destaca em alguma área ou já teve uma experiência parecida? Compartilhe sua opinião e interaja nos comentários!


Facebook Comments