Rússia acusa Armênia de tentar ajuda a Ucrânia por meio de grãos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Contributor/Getty Images

Imagem colorida mostra o presidente da Rússia, Vladimir Putin - Metrópoles
Imagem mostra o presidente da Rússia, Vladimir Putin – Foto: Contributor/Getty Images

O governo russo acusou a Armênia, sua antiga aliada no Cáucaso, de buscar uma aproximação com a Ucrânia por motivos políticos. A declaração foi feita na quarta-feira, 12 de novembro, pela chancelaria russa.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, o Serviço de Inteligência Estrangeira interceptou comunicações entre Erevan e a embaixada da França. Essas mensagens revelaram um plano da Armênia para substituir as importações de grãos da Rússia pelos da Ucrânia.

“Por muitos anos, a Armênia comprou grãos da Rússia. Agora, por razões políticas, as autoridades armênias ‘querem se desvincular’ de Moscou e ajudar a Ucrânia, adquirindo parte dos grãos necessários deste país. Contudo, há um problema: o grão ucraniano custa mais do que o dobro”, afirmou o comunicado.

Após a acusação, o primeiro-ministro armênio, Nikol Pashinyan, negou qualquer intenção de deixar de comprar grãos da Rússia. Ele classificou a afirmação como um “absurdo completo” em uma entrevista à mídia estatal.

Mudança no relacionamento com a Rússia

Antiga república da União Soviética, a Armênia manteve um alinhamento com as políticas do Kremlin por muitos anos. Essa situação mudou em 2023, durante a guerra no enclave de Nagorno-Karabakh, que fica dentro do Azerbaijão. Naquele momento, Baku retomou o controle do território, e a Armênia acusou a Rússia de abandoná-la durante o conflito, que durou cerca de 24 horas.

Desde então, Erevan tem buscado se aproximar do Ocidente. Um dos maiores passos ocorreu em agosto, quando Armênia e Azerbaijão assinaram um acordo de paz sobre o conflito na região, mediado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No entanto, o plano de paz ainda não foi implementado.

O que você acha dessa situação entre a Rússia e a Armênia? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Como está vida do deportado que beijou o chão ao chegar no Brasil

Em fevereiro de 2025, César Diego Justino, de 40 anos, desceu do avião em Fortaleza e beijou o chão, gesto que simbolizou alívio...

MC é preso após atropelar pedestre com uma Porsche em alta velocidade na Grande SP

MC Tuto, Emerson Teixeira Muniz, foi preso em flagrante na madrugada deste sábado (24) após atropelar um...

Leite integral é saudável? Debate volta à tona após defesa de Trump

O consumo de leite integral voltou ao centro do debate nos Estados Unidos após declarações do presidente Donald Trump e do secretário de...