VÍDEO: Polícia intensifica ações para conter avanço do Comando Vermelho no Recôncavo Baiano

Publicado:

As forças de segurança da Bahia, incluindo as Polícias Civil e Militar, estão intensificando operações para conter a expansão do grupo criminoso Comando Vermelho (CV) em várias cidades do Recôncavo Baiano. Nesta terça-feira, 11, as ações estão concentradas em locais estratégicos como Cachoeira, São Félix, Muritiba e Maragojipe.

A medida acontece após um confronto entre policiais e 15 suspeitos de integrarem facções criminosas nas cidades de São Félix, Cachoeira e Muritiba. Embora ainda não tenham sido divulgados detalhes completos sobre o ocorrido, a polícia continua investigando na área da Ponte de Pedra do Cavalo para estabilizar a situação.

Recentemente, o Comando Vermelho tem aumentado suas atividades, buscando conquistar espaço que era controlado pelo grupo rival Bonde do Maluco (BDM). Informações de um blog local indicam que o BDM pode ter perdido o controle sobre São Félix para o CV.

Diante desse cenário, a Prefeitura de Muritiba alertou os moradores sobre os riscos e suspendeu serviços de saúde, educação e outras funções básicas. A situação gerou um clima de apreensão, especialmente com supostas mensagens nas redes sociais, onde um texto atribuído ao BDM proibia a circulação entre Cachoeira e São Félix.

Nas últimas semanas, a região também enfrentou episódios de violência. A Polícia Civil investiga a possibilidade de uma atuação coordenada entre facções, após encontrar corpos em locais diferentes. Um deles foi localizado na zona rural de São Félix, no último dia 2, e o outro em Maragojipe, no dia 1.

O crescimento do CV, agora sob nova liderança, ocorre após a facção ter sido enfraquecida em Santo Antônio de Jesus devido a ações policiais que resultaram na prisão de vários líderes.

Na mesma tarde, integrantes do Batalhão de Choque da Polícia Militar chegaram a São Félix para reforçar o combate ao crime organizado, unindo esforços de diferentes unidades policiais na região.

O avanço do Comando Vermelho e a resposta das autoridades estão em foco, expondo tensões que afetam diretamente os moradores locais. E você, o que pensa sobre essa situação? Comente abaixo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Duas iniciativas do semiárido baiano serão destaque na COP-30

O cooperativismo do semiárido baiano ganhará destaque na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que acontece em Belém. Duas iniciativas locais...

Bahia registra 616 obras enquadradas no Pacto de Retomada da Educação, mas apenas 413 aderiram ao plano

A Bahia conta com 616 obras dentro do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação, um programa gerido pelo Fundo...

Com verba do Fundo Nacional de Saúde, Bahia mantém mais de 4 mil obras em andamento e apenas uma paralisada

A Bahia está em pleno desenvolvimento, com mais de 4 mil projetos de obras em andamento, financiados pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS)....