Após adiamento por explosão solar, missão da NASA a Marte decola hoje

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

  • Ciência e Espaço

O foguete New Glenn, da Blue Origin, está pronto para seu segundo voo, transportando a sonda que irá estudar a magnetosfera de Marte.

A missão ESCAPADE da NASA estava programada para ser lançada no último domingo (9), mas precisou ser adiada duas vezes, a última por causa de uma explosão solar. A boa notícia é que a decolagem foi marcada para hoje, quinta-feira (13), em uma janela de 90 minutos que começa às 16h57 (horário de Brasília). O lançamento será transmitido ao vivo no canal da Blue Origin no YouTube.

A ESCAPADE é a primeira missão da NASA a Marte em cinco anos

A nave vai carregar a missão ESCAPADE, sigla para “Exploradores da Fuga e Dinâmica do Plasma Marciano”, composta por dois satélites gêmeos, conhecidos como Blue e Gold, que foram construídos pela Rocket Lab e são coordenados pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Essa é a primeira missão enviada a Marte em mais de cinco anos, desde que a NASA lançou o rover Perseverance e o helicóptero Ingenuity em 30 de julho de 2020.

Plano de voo da missão NG-2, primeiro voo operacional do foguete New Glenn, da Blue Origin.
Plano de voo da missão NG-2, primeiro voo operacional do foguete New Glenn, da Blue Origin.

Depois de liberar as cargas úteis em uma trajetória de escape da Terra, o primeiro estágio do foguete irá retornar controladamente a uma balsa no oceano Atlântico. Esse procedimento é semelhante ao que a SpaceX utiliza e faz parte dos testes de reutilização do veículo, uma das metas da Blue Origin para reduzir custos e aumentar a frequência de lançamentos.

Como será a missão em Marte

O objetivo da missão é investigar a interação entre o vento solar e o campo magnético de Marte, além de estudar a atmosfera superior do planeta. Compreender essa relação pode revelar por que Marte perdeu a maior parte de sua atmosfera original e como isso impactou as condições para a vida.

Segundo Rob Lillis, pesquisador responsável pelo projeto, os dados coletados também ajudarão a prever tempestades solares que podem representar riscos para astronautas em futuras missões. Ele destacou que serão feitas medições necessárias para entender o clima espacial e prever tempestades solares que possam prejudicar os astronautas em Marte e em órbita.

Foguete New Glenn, da Blue Origin
(Imagem: Blue Origin/Reprodução)

Diferente de outras missões a Marte, a ESCAPADE não será lançada durante a janela ideal, que ocorre a cada dois anos. Em vez disso, seguirá uma rota alternativa, permanecendo por cerca de um ano próximo ao ponto de Lagrange L2, entre a Terra e o Sol. Depois, passará pela Terra em 2026, ajustando sua trajetória para chegar a Marte 10 meses depois, em 2027, onde ficará por aproximadamente 11 meses.

O que você acha dessa missão histórica? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Arca de Noé do futuro guarda sementes que podem salvar a humanidade

No Ártico, a estrutura colossal do Cofre Global de Sementes funciona como uma garantia de futuro para a alimentação humana. Armazenando milhões de...

FGC antecipa pagamento de até R$ 1 mil para credores do Will Bank

O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) anunciou a antecipação do pagamento de até R$ 1 mil para credores do Will Bank, cuja liquidação...

Lua hoje: confira a fase da Lua neste sábado 14/02/2026

Hoje, 14 de fevereiro de 2026, a Lua está na fase Minguante, com apenas 12% de sua superfície iluminada e em decrescimento. Faltam...