Após adiamento por explosão solar, missão da NASA a Marte decola hoje

Publicado:

  • Ciência e Espaço

O foguete New Glenn, da Blue Origin, está pronto para seu segundo voo, transportando a sonda que irá estudar a magnetosfera de Marte.

A missão ESCAPADE da NASA estava programada para ser lançada no último domingo (9), mas precisou ser adiada duas vezes, a última por causa de uma explosão solar. A boa notícia é que a decolagem foi marcada para hoje, quinta-feira (13), em uma janela de 90 minutos que começa às 16h57 (horário de Brasília). O lançamento será transmitido ao vivo no canal da Blue Origin no YouTube.

A ESCAPADE é a primeira missão da NASA a Marte em cinco anos

A nave vai carregar a missão ESCAPADE, sigla para “Exploradores da Fuga e Dinâmica do Plasma Marciano”, composta por dois satélites gêmeos, conhecidos como Blue e Gold, que foram construídos pela Rocket Lab e são coordenados pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Essa é a primeira missão enviada a Marte em mais de cinco anos, desde que a NASA lançou o rover Perseverance e o helicóptero Ingenuity em 30 de julho de 2020.

Plano de voo da missão NG-2, primeiro voo operacional do foguete New Glenn, da Blue Origin.
Plano de voo da missão NG-2, primeiro voo operacional do foguete New Glenn, da Blue Origin.

Depois de liberar as cargas úteis em uma trajetória de escape da Terra, o primeiro estágio do foguete irá retornar controladamente a uma balsa no oceano Atlântico. Esse procedimento é semelhante ao que a SpaceX utiliza e faz parte dos testes de reutilização do veículo, uma das metas da Blue Origin para reduzir custos e aumentar a frequência de lançamentos.

Como será a missão em Marte

O objetivo da missão é investigar a interação entre o vento solar e o campo magnético de Marte, além de estudar a atmosfera superior do planeta. Compreender essa relação pode revelar por que Marte perdeu a maior parte de sua atmosfera original e como isso impactou as condições para a vida.

Segundo Rob Lillis, pesquisador responsável pelo projeto, os dados coletados também ajudarão a prever tempestades solares que podem representar riscos para astronautas em futuras missões. Ele destacou que serão feitas medições necessárias para entender o clima espacial e prever tempestades solares que possam prejudicar os astronautas em Marte e em órbita.

Foguete New Glenn, da Blue Origin
(Imagem: Blue Origin/Reprodução)

Diferente de outras missões a Marte, a ESCAPADE não será lançada durante a janela ideal, que ocorre a cada dois anos. Em vez disso, seguirá uma rota alternativa, permanecendo por cerca de um ano próximo ao ponto de Lagrange L2, entre a Terra e o Sol. Depois, passará pela Terra em 2026, ajustando sua trajetória para chegar a Marte 10 meses depois, em 2027, onde ficará por aproximadamente 11 meses.

O que você acha dessa missão histórica? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Elétricos de luxo em crise: vendas despencam e montadoras paralisam produção nos EUA

A Ford, que antes tinha grandes expectativas com sua picape elétrica F-150 Lightning, agora se depara com um cenário desolador. Desde...

Banco Central alerta: criminosos dominam a dinâmica do sistema financeiro nacional

Recentes ataques cibernéticos a instituições financeiras revelam que criminosos estão cada vez mais preparados. Eles demonstram compreensão profunda da operação e da estrutura...

Autismo e TDAH estão mais comuns hoje em dia? Entenda o que diz a medicina

Nos últimos anos, a crescente percepção sobre o autismo e o TDAH tem se tornado um assunto comum entre os moradores....