Elétricos de luxo em crise: vendas despencam e montadoras paralisam produção nos EUA

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A Ford, que antes tinha grandes expectativas com sua picape elétrica F-150 Lightning, agora se depara com um cenário desolador. Desde o fim de setembro, a eliminação dos créditos fiscais federais afetou drasticamente suas vendas. O impacto é particularmente forte entre os modelos mais caros, e a produção da Lightning foi suspensa, sem previsão para retorno.

O preço da picape varia entre US$ 55.000 e US$ 85.000, mas representa apenas uma parte de uma crise mais ampla. Nos últimos anos, os consumidores americanos dispostos a investir acima de US$ 80.000 em elétricos de luxo, como o Tesla Model S e o GMC Hummer, estão desviando suas atenções para opções mais acessíveis, com preços em torno de US$ 35.000, como o Chevrolet Equinox e o Hyundai Ioniq 5.

Fim dos subsídios e suas consequências

A mudança na política federal dos EUA, ocorrida no final de setembro, foi o que desencadeou essa desaceleração. O Congresso e o presidente Donald Trump cortaram os créditos fiscais de US$ 7.500 para veículos elétricos. Embora parecesse um pequeno desconto, essa verba era fundamental para tornar os contratos de leasing mais atrativos. Sem esse incentivo e com a desvalorização dos elétricos usados, os valores das parcelas subirão.

Cadillac Optiq-V
Cadillac Optiq-V, novo modelo elétrico da GM. (Imagem: Divulgação/Cadillac)

Crise nacional entre montadoras ocidentais

A situação também reflete uma crise geral. De acordo com o New York Times, a General Motors suspendeu a fabricação do Hummer EV, que deve retomar apenas em janeiro, agora com um único turno de produção. A Tesla também cortou a produção de seus modelos luxuosos, incluindo o Cybertruck.

As montadoras europeias não escaparam: a Mercedes-Benz parou de importar sedans elétricos de luxo e a Porsche interrompeu o desenvolvimento de novos modelos elétricos, redirecionando esforços para veículos a gasolina, após reportar perdas financeiras.

Cybertruck
Tesla Cybertruck não performou nas vendas como esperado. (Imagem: Jonathan Weiss/Shutterstock)

Uma curiosidade nesse cenário ruim é que, exceto pela Tesla, a maioria das montadoras estava tendo prejuízos com a venda de elétricos de luxo. Assim, a queda nas vendas pode ajudar a reduzir essas perdas. A Ford, por exemplo, optou por interromper a produção da Lightning também devido a um incêndio em uma fábrica fornecedora de alumínio, decidindo usar o material restante para seus modelos a gasolina, que ainda têm boa saída.

O futuro parece concentrar-se no preço acessível. A Ford planeja lançar uma picape menor em 2027, com um preço em torno de US$ 30.000. Isso coloca a empresa em linha com concorrentes como Nissan e GM, que já apresentam opções mais em conta.

E você, o que acha dessa mudança no mercado de elétricos? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

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