Governo da Bahia ainda é “cauteloso” sobre ferrovia até Feira de Santana e número de passageiros ainda é entrave; entenda

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A ferrovia que deve conectar Salvador a Feira de Santana é um dos projetos mais aguardados para a mobilidade na Bahia. Apesar de já existirem estudos iniciais, o governo estadual permanece cauteloso em relação à viabilidade do projeto, apresentado ao ministro dos Transportes, Renan Filho, pelo deputado federal Zé Neto (PT).

Apesar da proposta ter avançado, integrantes do governo ainda mostram reservas. O foco principal neste momento é um empreendimento considerado prioritário: a Ponte Salvador-Itaparica. Uma fonte próxima aos debates afirmou que é crucial “consolidar” a ponte antes de avançar com a ferrovia.

Outro critério importante envolve a previsão de atender cerca de 85 mil passageiros diariamente, algo que tem gerado preocupações entre os gestores estaduais. O grupo TIC Bahia, que é responsável pela apresentação da Manifestações de Interesse Privado (MIP), inclui o empresário Osvaldo Ottan, o engenheiro Danilo Silva e o advogado Ronaldo Mendes.

A ferrovia terá 98 quilômetros de extensão e contará com trens de passageiros que podem atingir até 160 km/h, além de vagões de carga operando a 120 km/h, facilitando o escoamento de produtos pela Baía de Todos-os-Santos.

Com um investimento estimado em R$ 7 bilhões, o projeto do Trem Intercidades (TIC) está sob análise da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para autorização de operação. Recentemente, foram apresentados os aspectos técnicos e de viabilidade do empreendimento durante uma reunião do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), que articula diversas iniciativas de infraestrutura no estado.

A ANTT já publicou um requerimento da empresa TIC Bahia Ltda., solicitando a construção e exploração da estrada de ferro por 99 anos. A ferrovia começará em Salvador e terminará em Feira de Santana, com a publicação do pedido servindo para garantir transparência e permitir que interessados se manifestem.

A linha contará com dez estações, incluindo uma em Águas Claras, onde está em fase final a construção de um novo terminal rodoviário integrado. A proposta visa conectar as duas maiores cidades da Bahia em apenas 35 minutos.

O projeto foi apresentado a autoridades, incluindo o deputado Zé Neto e representantes das secretarias estaduais de Desenvolvimento Urbano e Econômico, junto com outras organizações envolvidas na logística e infraestrutura da Bahia.

Criado em fevereiro de 2025, o Grupo de Trabalho Intersetorial é composto por representantes de 12 órgãos do governo estadual. Este grupo tem a missão de elaborar diagnósticos e proferir soluções para os desafios logísticos da Bahia, com ênfase na integração multimodal e na atração de investimentos sustentáveis.

O que você acha sobre a ferrovia Salvador-Feira de Santana? Compartilhe sua opinião e ajude a construir esse debate tão importante para a nossa região.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Evento com Frei Gilson atrai cerca de 100 mil pessoas em Natal Salvador na Arena O Canto da Cidade

Cerca de 100 mil pessoas estiveram na Arena O Canto da Cidade, na orla da Boca do Rio, durante a programação do Natal Salvador...

Pousada escolhida por Virginia e Vini Jr tem praia exclusiva e diárias acima de R$ 15 mil em Trancoso

A influenciadora Virginia Fonseca e o jogador Vinícius Júnior passaram o Natal na Bahia, curtindo encontros com amigos em um empreendimento de alto...

Atleta do futebol amador de Valente morre ao colidir moto em muro na zona urbana da cidade

Um acidente de motocicleta na noite de quarta-feira (24), em Valente, interior da Bahia, tirou a vida de Marcos Paulo de Oliveira, 26...