Na manhã desta quinta-feira, um grupo de 20 idosos atendidos pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) visitou a exposição Ancestral: Afro-Américas, em cartaz no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB). A mostra é uma parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
Os visitantes puderam explorar mais de 130 obras de artistas negros do Brasil e dos Estados Unidos, todas com foco na ancestralidade africana que une os dois países. A visita foi guiada por Jéssica Freitas, coordenadora do educativo do MUNCAB. Maristela Rodrigues Rocha, de 75 anos, expressou sua alegria e emoção ao sair da exposição.
“Quando entrei na exposição, senti como se tivesse sido transportada para o passado. As obras me conectaram com minha ancestralidade e minha história. Fiquei emocionada,” comentou Maristela, que é paciente do Centro Geriátrico da OSID.
A exposição Ancestral: Afro-Américas também recebe grupos de até 50 pessoas, com mediação de profissionais para garantir uma experiência imersiva. Segundo Jéssica, cerca de 40 grupos, totalizando mais de mil pessoas, já visitaram a mostra entre setembro e outubro. Ela destaca que pessoas de diversas idades, incluindo estudantes de escolas e faculdades, têm a chance de aprender sobre a cultura afro-brasileira.
“É fundamental que o museu informe do conhecimento sobre a cultura afro-brasileira. Queremos que os visitantes aprendam sobre si mesmos e sua história. O museu preserva a memória e a cultura do nosso povo,” disse Jéssica.
Outro grupo que visitou a exposição foi de 50 estudantes do Instituto Federal da Bahia (IFBA), que estão aprofundando seus estudos em identidade negra. A Orquestra NEOJIBA também teve uma experiência marcante, realizando uma apresentação musical no local, seguida de uma visita mediada.
As visitas para instituições públicas são gratuitas. Já grupos de instituições privadas pagam meia-entrada. Professores podem agendar as visitas para terças a sábados, em horários específicos: 10h30, 11h40, 14h30 e 15h40. A mostra ficará disponível até 1º de fevereiro de 2026.
Os agendamentos devem ser feitos com pelo menos oito dias de antecedência, pelo e-mail disponível no site. Grupos com mais de 50 pessoas podem reservar mais de um horário. Mais informações podem ser encontradas na seção Educativo/Agendamentos no site do museu.
Serviço:
O que: Exposição “Ancestral: Afro-Américas”
Quando: 26 de setembro de 2025 a 1º de fevereiro de 2026
Onde: Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB) – Rua das Vassouras, 25, Centro Histórico, Salvador-BA
Classificação: Livre
Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 17h (acesso até às 16h30)
Entrada: R$ 20 inteira e R$ 10 meia (clientes do Banco do Brasil pagam meia). A entrada é gratuita para todos nas quartas-feiras e domingos.
Gostou do que leu? Compartilhe sua opinião nos comentários ou conte suas experiências sobre a exposição! Sua participação é muito importante.


Facebook Comments