Deputado Arimateia nega participação em evento denunciado pela AFA na AL-BA; entenda

Publicado:

O deputado estadual José de Arimateia, do partido Republicanos, emitiu uma nota em resposta às controvérsias geradas por um evento na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O incidente ocorreu no saguão Josaphat Marinho na última terça-feira, dia 11.

Na declaração, Arimateia nega que tenha participado, organizado ou liderado o evento religioso, esclarecendo que nenhuma ação relacionada ao acontecimento partiu dele ou de sua equipe.

Na quinta-feira, dia 13, a Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Ameríndia (AFA) enviou um ofício ao Ministério Público da Bahia (MP-BA). A AFA solicita investigações sobre o evento, que incluía a exposição “Baianinhas”, da artista Teka Portela. Segundo a AFA, durante o evento, telas que representam a cultura africana, incluindo imagens de Orixás, foram viradas para trás, ação que a entidade atribui ao deputado Arimateia.

O parlamentar detalhou que, no mesmo dia, realizou uma audiência pública sobre diabetes das 10h às 12h30, e, à tarde, abriu a 95ª Sessão Ordinária da Assembleia, participando ainda do lançamento da campanha Natal Solidário Pet, voltada ao cuidado de animais abandonados. Ele enfatizou que essa iniciativa tem caráter social, sem qualquer ligação religiosa.

Confira a nota na íntegra:

Diante das repercussões sobre o episódio ocorrido no saguão Josaphat Marinho, da Assembleia Legislativa da Bahia, na última terça-feira (11), informamos que o deputado estadual José de Arimateia não participou, não organizou e não esteve à frente do evento gospel realizado no local. É importante reforçar que nenhuma ação ligada ao episódio partiu do deputado ou de qualquer membro de sua equipe.

No dia 11, a agenda oficial do parlamentar foi inteiramente dedicada a outras atividades. Pela manhã, o deputado realizou uma audiência pública sobre diabetes com especialistas no assunto. Às 14h30, esteve no plenário da Assembleia, onde abriu a 95ª Sessão Ordinária. Mais tarde, lançou a campanha Natal Solidário Pet, que se concentra no cuidado de cães e gatos abandonados. Essa campanha é social e não religiosa.

O deputado José de Arimateia destaca a necessidade de esclarecimento por parte da Assembleia Legislativa em relação aos responsáveis pelo evento e pelas ações ocorridas no saguão.

O parlamentar reafirma seu respeito à liberdade de culto e à diversidade espiritual, valores que sempre guiaram sua vida pública. Ele nunca foi acusado de desrespeito ou intolerância religiosa e acredita que a sociedade deve valorizar a convivência respeitosa e a diversidade cultural do povo baiano.

E você, o que pensa sobre o caso? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça ordena estruturação imediata do sistema municipal de cultura em Xique-Xique

Recentemente, a Justiça da Bahia emitiu uma decisão liminar que exige medidas imediatas para estruturar o Sistema...

Monsters of Rock 2026: Começa a venda de ingressos; veja detalhes e bandas confirmadas

As vendas de ingressos para o Monsters of Rock 2026 estão abertas desde esta sexta-feira (14). O festival acontece no dia 4 de...

Caldo de ossos: econômico e cheio de benefícios para a saúde da mulher

O caldo de ossos tem se destacado nos últimos anos como uma opção saudável e acessível. Com origens antigas em diversas culturas, seu...