Talibãs paquistaneses dizem não estar envolvidos em explosão em Islamabad

Publicado:

Um atentado suicida ocorrido nesta terça-feira, 11 de novembro de 2025, em Islamabad, resultou na morte de pelo menos 12 pessoas e deixou 27 feridos. A explosão aconteceu em frente ao tribunal da capital paquistanesa, durante o horário de pico.

O grupo Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP) afirmou que não tem relação com o ataque, contradizendo as declarações iniciais das forças de segurança do país que suspeitavam de sua participação. Mohammad Khorasani, porta-voz do TTP, destacou em um comunicado que o grupo não esteve envolvido na explosão.

O ministro do Interior do Paquistão, Mohsin Naqvi, confirmou a natureza suicida do ataque e descreveu como ele ocorreu. Segundo ele, o agressor tentava entrar no tribunal, mas ao perceber que não conseguiria, atentou contra uma van da polícia que chegava naquele momento.

A explosão em Islamabad aconteceu um dia após um incidente semelhante em Nova Délhi, na Índia, onde uma explosão matou oito pessoas e feriu 20. O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, prometeu justiça para as vítimas do ataque em sua cidade.

Desde que os talibãs assumiram o poder no Afeganistão em 2021, o Paquistão tem enfrentado um aumento nos atentados por parte de grupos armados. O governo de Islamabad acusa o Afeganistão de abrigar insurgentes do TTP em seu território.

O que você acha sobre a situação de segurança na região? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA anunciam ‘Operação Lança Sul’ para combater o narcotráfico

Os Estados Unidos iniciaram, nesta quinta-feira (13), a “Operação Lança Sul”, com o objetivo de enfrentar o narcotráfico na região. Essa missão, ordenada...

‘Acordo sobre tarifaço pode sair na próxima semana’, diz Vieira após encontro com Rubio

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, se encontrou nesta quinta-feira (13) com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco...

Brasileira morre após levar soco de homem em rua de Buenos Aires

Maria Vilma das Dores Cascalho da Silva, de 69 anos, perdeu a vida após ser agredida por um homem em situação de rua...