Congresso rejeita anistia ampla para atos de 8 de janeiro, aponta pesquisa

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Uma pesquisa divulgada pelo Ranking dos Políticos mostra que a maioria dos congressistas não está disposta a aprovar uma anistia ampla para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro. De acordo com o levantamento, 48,2% dos senadores e 36,5% dos deputados acreditam que “não será aprovada nenhuma medida” relacionada ao assunto.

Entre os deputados, 7,5% contam com a possibilidade de aprovação de uma anistia ampla ainda em 2025, enquanto 12,1% veem essa chance para 2026. No Senado, os números são bem mais baixos: apenas 3,7% acreditam que isso pode ocorrer este ano e 7,4% até 2026.

A alternativa mais viável, segundo os parlamentares, é a redução de penas. Para 2025, 13,1% dos deputados e 3,7% dos senadores consideram essa medida factível. Já em 2026, os percentuais aumentam para 18,7% e 29,6%, respectivamente.

O resultado da pesquisa aponta um Congresso dividido, mas com uma postura majoritária de cautela, especialmente em relação ao perdão total. Qualquer mudança que venha a ocorrer deverá ser gradual e focada em flexibilizações pontuais, em vez de uma anistia ampla.

A pesquisa foi conduzida entre 21 e 31 de outubro, utilizando um questionário estruturado. Participaram 107 deputados de 20 partidos e 27 senadores de 12 siglas, respeitando a proporcionalidade das bancadas, incluindo membros da base governista, da oposição e independentes. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

O que você acha dessas perspectivas sobre a anistia? Comente sua opinião e participe da discussão!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Roberto Carlos faz 1º show dois dias após sofrer acidente de carro em gravação da Globo

Roberto Carlos, aos 84 anos, voltou aos palcos no Jockey Club, no Rio de Janeiro, após o susto vivido na última semana durante...

Zezé Di Camargo x crítica ao SBT: veja famosos que detonaram o cantor

Zezé Di Camargo ampliou a crise envolvendo o cantor e o SBT ao compartilhar um vídeo em que critica a emissora, citando diretamente...

Prefeito de Feira reclama de valor cobrado por Bell Marques para micareta: “Não tem quem faça eu pagar um cachê desse”

Durante coletiva à imprensa nesta quarta-feira (17), o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (União), revelou um imbróglio envolvendo a micareta da...