O Ministério de Minas e Energia (MME) firmou um protocolo de intenções com a Global Energy Alliance for People and Planet (GEAPP) no dia 15 de novembro, durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). Este acordo tem como objetivo expandir o fornecimento de energia renovável para as localidades remotas da Amazônia.
A iniciativa, que vai durar cinco anos, promete melhorar a vida de quase um milhão de brasileiros que ainda não têm acesso à eletricidade. Além disso, estima-se que dois milhões de pessoas na região não estão conectados à rede nacional de energia.
De acordo com o MME, o protocolo ajudará na luta contra a pobreza energética. Outra meta é reduzir a dependência de combustíveis fósseis, em linha com o programa Energias da Amazônia, que visa a descarbonização.
Nos sistemas isolados, a distribuição de energia não é integrada ao Sistema Interligado Nacional. Nesses locais, as usinas são predominantemente movidas a diesel, o que destaca a necessidade de alternativas mais sustentáveis.
O MME destacou que o protocolo estabelecerá ações conjuntas em financiamento, assistência técnica e troca de conhecimentos, visando fácil acesso à energia renovável e a projetos produtivos na Amazônia.
Que tal compartilhar suas opiniões sobre essa iniciativa? Você acha que a energia renovável pode transformar as vidas das pessoas na Amazônia? Deixe seu comentário!

Facebook Comments