DF voltará a ter a maior pista de automobilismo do país

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O Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília, está prestes a reabrir suas portas após quase 12 anos fechado. Com uma extensão de 5.384 metros, o circuito irá se tornar a maior pista de automobilismo em funcionamento no Brasil, superando o famoso Autódromo de Interlagos, em São Paulo, que recebe o GP do Brasil de Fórmula 1 desde 1990.

O Governo do Distrito Federal investiu R$ 60 milhões na modernização da pista. Embora tenha preservado o traçado clássico, foram feitas adaptações para atender aos padrões de segurança exigidos pelas federações internacionais de automobilismo (FIA) e motociclismo (FIM).

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Pista do Autódromo de Brasília após reforma: traçado de 5,3 km supera Interlagos e volta a ser o maior do país

Geovana Albuquerque/Agência Brasília

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Nova Curva 1 do circuito brasiliense recebeu inclinação de 5°, permitindo maior velocidade de entrada dos carros

Geovana Albuquerque/Agência Brasília

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Arquibancadas do autódromo oferecem visão ampla do traçado, um dos poucos do mundo com visibilidade quase total

Geovana Albuquerque/Agência Brasília

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Reforma de R$ 60 milhões modernizou áreas de escape, guard rails, paddock e sistemas de segurança do complexo

Geovana Albuquerque/Agência Brasília


Conheça os principais circuitos do país

  • Autódromo José Carlos Pace (Interlagos) – São Paulo
    Principal palco do automobilismo brasileiro, inaugurado em 1940, recebe o GP do Brasil de Fórmula 1 desde 1972.
  • Autódromo Internacional de Goiânia – Goiás
    Construído nos anos 1970, sedia etapas importantes da Stock Car e outras categorias de alto desempenho.
  • Autódromo Zilmar Beux (Cascavel) – Paraná
    Criado em 1967, é uma das competições mais tradicionais do automobilismo brasileiro.
  • Autódromo Velocitta – São Paulo
    Inaugurado em 2012 em Mogi Guaçu, tem traçados homologados pela FIA e é parada obrigatória das principais categorias nacionais.
  • Autódromo Internacional de Tarumã – Rio Grande do Sul
    A pista começou a ser construída no final da década de 1960, com a contribuição de pilotos e entusiastas gaúchos.

O novo traçado mantém a essência da pista original, mas foi modernizado para aumentar a segurança e a velocidade. Com 16 curvas — nove para a direita e sete para a esquerda — e seis possíveis configurações, ele permite diferentes tipos de prova. A largura da pista varia entre 14 e 15 metros, facilitando as ultrapassagens.

As retas se destacam: a maior delas tem 803 metros, seguida pela de largada, com 614 metros, e a oposta, com 502 metros. A Curva 1, de alta velocidade, ganhou uma inclinação de cinco graus, permitindo uma entrada mais rápida dos carros.

“Além do traçado antigo, criamos novos layouts. A curva da reta agora tem cinco graus de inclinação, algo único no Brasil”, afirma Paulo Henrique Costa, presidente do BRB, responsável pela administração do autódromo desde 2022, através de concessão da Terracap válida por 30 anos.

Outro destaque é a excelente visibilidade: das arquibancadas, o público pode acompanhar quase todo o circuito. A localização central, perto de hotéis, shoppings e transporte público, facilita também a realização de grandes eventos.

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