Jeannette Jara x José Antonio Kast: conheça os favoritos à presidência do Chile

Publicado:

Cerca de 15,6 milhões de eleitores estão convocados para votar no novo presidente do Chile neste domingo, 16 de novembro. É a primeira vez na história do país que o voto será obrigatório, com multa de até 100 dólares (cerca de R$ 527). As pesquisas mostram Jeannette Jara, da esquerda, à frente, mas sem uma vantagem robusta para vencer já no primeiro turno, o que poderia levar à necessidade de uma segunda votação contra José Antonio Kast, do Partido Republicano.

Kast se apresenta como um aliado próximo de Donald Trump e sua influência na região é notável. Atrás dos dois principais candidatos, estão outros candidatos de direita: Johannes Kaiser e Evelyn Matthei. Enquanto as pesquisas estão suspensas desde 2 de novembro, os últimos dados indicam que, em um possível segundo turno, Kast poderia se beneficiar dos votos dos outros candidatos de direita.

Jeannette Jara, da coalizão Unidade por Chile, tem uma trajetória marcante. Nascida em El Cortijo, um bairro carente de Santiago, sempre foi ativa politicamente. Aos 14 anos, entrou no Partido Comunista e, como ministra do Trabalho do presidente Gabriel Boric, implementou a redução da jornada de trabalho de 45 para 40 horas. Tem ganhado apoio pela sua proposta de foco em segurança pública e controle da imigração, algo mais associado ao espectro da direita.

José Antonio Kast, por outro lado, é um advogado de 59 anos, que já foi presidente de seu partido de extrema-direita. Ele é filho de um ex-soldado nazista e possui raízes ligadas à ditadura de Pinochet. Sua campanha se baseia na luta contra o crime e uma postura rigorosa em relação à imigração. Kast já declarou sua intenção de aumentar o poder da polícia e não hesita em ameaçar expulsar imigrantes em situação irregular.

Com os candidatos defendendo posturas tão distintas, o que será do futuro do Chile? O resultado dessa eleição pode moldar o país nos próximos anos. Fique à vontade para compartilhar suas opiniões nos comentários e debater sobre o que espera dessa eleição e suas repercussões para a região.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Reino Unido limitará proteção aos refugiados, anuncia governo

O governo britânico anunciou que vai reduzir a proteção oferecida aos refugiados. De acordo com o Ministério do Interior, eles serão "obrigados a...

Milhares de pessoas marcham no México contra Sheinbaum

Neste sábado, 15 de novembro de 2025, milhares de pessoas saíram às ruas da Cidade do México para protestar contra a violência e...

Ucrânia diz que atacou refinaria de petróleo russa perto de Moscou

Neste sábado, 15 de novembro, a Ucrânia confirmou que lançou um ataque contra uma refinaria de petróleo na região de Ryazan, próxima a...