Leandro de Jesus abre ação contra edital do Governo que envia estudantes de Medicina para Cuba

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) entrou com uma Ação Popular nesta terça-feira, pedindo a suspensão imediata do Edital nº 01/2025. Esse edital, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em parceria com a Secretaria da Saúde (SESAB) e a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), propõe o custeio integral para estudantes baianos cursarem Medicina em Cuba.

O investimento previsto é de R$ 21.584.142,90, destinado a 60 alunos de baixa renda, incluindo mensalidades, hospedagem, alimentação, seguro e passagens aéreas, por um período de até seis anos. O programa foi anunciado pelo governo de Jerônimo Rodrigues (PT).

Leandro de Jesus classifica essa iniciativa como ilegal e inconstitucional. Em sua ação, ele afirma que o estado criou “um programa milionário sem suporte legal, sem lei específica, sem previsão orçamentária e sem estudo de impacto financeiro”, alertando para possíveis violações à Constituição e à Lei de Responsabilidade Fiscal.

O parlamentar também critica os critérios de seleção do edital, que requer comprovação de engajamento em movimentos sociais e uma carta de recomendação. Para Leandro, esses critérios “ferem a impessoalidade e promovem uma seleção baseada em alinhamento político, em vez de mérito ou igualdade de oportunidades”.

A Ação Popular destaca que o Acordo Básico Brasil (OEI), que embasa o edital, visa a cooperação técnica e não cuida de financiar cursos de graduação fora do país. Para o deputado, isso caracteriza um “desvio de finalidade” e contraria o objetivo da parceria.

Na ação, Leandro solicita que o edital e a portaria sejam imediatamente suspensos, além da responsabilização dos agentes públicos envolvidos por quaisquer danos ao patrimônio público. Ele acredita que essa situação é um “desvio inaceitável do dinheiro público” e aponta um “perigoso precedente de financiamento político disfarçado de programa educacional”.

O que você acha sobre essa ação do deputado? Deixe sua opinião nos comentários e vamos discutir juntos!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vasco vira no fim, derrota o Fluminense e sai na frente na busca pela vaga na final da Copa do Brasil

No Maracanã, o Vasco da Gama abriu vantagem na ida da semifinal da Copa do Brasil 2025 ao vencer o Fluminense por 2...

Alexandre Allard é afastado de empresa que arrematou concessão do Palácio Rio Branco; entenda

Resumo: o empresário francês Alexandre Allard foi afastado do conselho da BM Empreendimentos, controladora do Rosewood de...

Foi mão? Cruzeirenses alegam que gol de Memphis foi irregular

Gol de Memphis Depay vira debate sobre possível toque de mão na Copa do Brasil Memphis Depay garantiu a vitória do Corinthians por 1...