A Polícia Federal (PF) anunciou nesta terça-feira (18/11) a descoberta de um esquema de tráfico de pessoas e contrabando de migrantes para os Estados Unidos. Segundo os investigadores, pelo menos 154 brasileiros foram levados ilegalmente para o território norte-americano.
Além do transporte, a organização criminosa ajudava os brasileiros a permanecer nos EUA com a ajuda de “coyotes”, que organizavam e guiavam a entrada ilegal. Esses intermediários também eram responsáveis por transações financeiras irregulares relacionadas a viagens e turismo.
A PF informou que os envolvidos no esquema têm os passaportes apreendidos e estão proibidos de deixar o país. Eles irão responder pelos crimes de promoção de imigração ilegal e organização criminosa.
Essa investigação faz parte da Operação Mustang, que incluiu 13 mandados de busca e apreensão em vários estados brasileiros, como Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Santa Catarina. Além disso, três mandados foram cumpridos nos Estados Unidos, em parceria com o Departamento de Investigações de Segurança Interna (HSI) americano.
Caça aos imigrantes
Os brasileiros vivendo nos EUA têm enfrentado uma crescente pressão devido às ações contra a imigração ilegal. No último sábado (15/11), uma operação surpresa da Patrulha da Fronteira gerou apreensão entre os brasileiros em Charlotte, na Carolina do Norte.
Muitos moradores evitaram sair de casa, supermercados ficaram vazios, e até cultos religiosos foram cancelados. Essa tensão surpreendeu a localidade, considerada tranquila para os imigrantes.
De acordo com a organização Mutual Embrace Latino Voices, que apoia brasileiros e latinos, pelo menos 81 pessoas foram detidas no primeiro dia da operação, incluindo três brasileiras.
E você, o que pensa sobre essa situação? Compartilhe suas opiniões e vamos construir uma conversa sobre este tema tão relevante.

Facebook Comments