A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (18) a operação chamada Compliance Zero, que resultou na prisão de Augusto Lima, empresário baiano e sócio do Banco Master.
Além de Lima, Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, também foi preso no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Ele estava tentando deixar o país em um avião particular quando foi abordado pelos agentes.
A operação visa combater a emissão de títulos de crédito falsos por instituições financeiras que fazem parte do Sistema Financeiro Nacional.
No total, a Polícia Federal cumpriu cinco mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 25 mandados de busca e apreensão. As ações ocorreram em estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.
As investigações começaram em 2024, após uma solicitação do Ministério Público Federal, que investigava a possível fabricação de carteiras de crédito insubsistentes por uma instituição financeira. Esses títulos teriam sido vendidos a outro banco e, posteriormente, substituídos por ativos sem a devida avaliação técnica após fiscalização do Banco Central.
A situação levanta questões importantes sobre a segurança e a integridade das práticas financeiras no país. O que você acha sobre esse tipo de operação? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments