SP: Uber e 99 comunicam retorno de serviço de moto por aplicativo

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Na última terça-feira, 18 de setembro, a 99 e a Uber emitiram um comunicado conjunto informando que o serviço de motos será retomado em suas plataformas a partir de 11 de dezembro.

Essa data foi escolhida porque no dia anterior vence o prazo estipulado pela Justiça de São Paulo para que o prefeito, Ricardo Nunes (MDB), regularize a operação desse serviço na cidade.

Logo do app da 99 em um smartphone
99 divulgou comunicado junto com a Uber (Imagem: Gabriel_Ramos/Shutterstock)

“Já se passaram quase 70 dias do prazo dado pela Justiça e não vimos ainda a prefeitura se movimentar nesse sentido. Publicamos uma carta para sentar com o prefeito e participar da discussão, mas não tivemos resposta. Assim, estamos assumindo compromissos de autorregulação”, afirma Ricardo Leite Ribeiro, diretor de Políticas Públicas da Uber Brasil.

Ribeiro destacou que a Uber “segue disposta a contribuir no debate regulatório, mas enquanto isso não acontecer, vamos cumprir rigorosamente os compromissos assumidos”.

As empresas afirmaram que o modelo de operação já está funcionando no Rio de Janeiro, em parceria com o poder público, e pode servir como base para uma futura regulamentação municipal.

Por outro lado, a Prefeitura de São Paulo se declarou “rigorosamente contrária” ao serviço de mototáxis, classificando-o como um transporte não regulamentado e perigoso, que tem gerado diversos acidentes e mortes. O órgão acrescentou que as áreas jurídicas e técnicas da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) estão avaliando a situação, após a decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF), que declarou inconstitucional a lei estadual que dava aos municípios a autoridade para autorizar ou proibir esse tipo de serviço.

Logo da Uber em um smartphone
Uber e 99 também lançaram compromisso com paulistanos e prefeitura (Imagem: DenPhotos/Shutterstock)

Compromissos das empresas com o serviço de moto

O anúncio foi feito em um evento em São Paulo, onde a 99 e a Uber compartilharam cinco compromissos com os usuários e a prefeitura:

  • Compartilhamento de dados: Informações anonimizadas serão fornecidas ao poder público para planejamento de mobilidade e ações educativas, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
  • Certificação de motociclistas: Os motociclistas precisarão ter pelo menos 21 anos e obter a carteira de habilitação com marcação “Exerce Atividade Remunerada” (EAR).
  • Treinamento de segurança: Haverá formação contínua em direção defensiva e boas práticas, com treinamentos presenciais periódicos.
  • Distribuição de equipamentos: Serão doados coletes reflexivos para motociclistas que participarem.
  • Tecnologias de monitoramento: A telemetria será utilizada para identificar padrões de risco, gerando alertas e incentivando condutores com comportamentos seguros.
Documento que descreve os compromissos de 99 e Uber
Documento que descreve os compromissos de 99 e Uber com os paulistanos e a prefeitura (Imagem: Reprodução)

Uber planeja serviço de veículos autônomos em 2026

A Uber também deu um passo importante ao anunciar seu plano de lançar um serviço de veículos autônomos em San Francisco em 2026. A empresa se uniu à Lucid e à Nuro para desenvolver veículos que poderão transportar passageiros sem motoristas. As informações foram divulgadas pelo The Verge.

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