Ricardo Stuckert / PR

Lula da Silva, presidente do Brasil, expressou sua satisfação em relação aos resultados da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). Ele revelou confiança em conseguir convencer o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, da gravidade da questão climática.
“Estou tão feliz que um dia poderei convencer o presidente dos Estados Unidos de que a questão climática é séria e que o desenvolvimento verde é necessário”, afirmou Lula durante uma coletiva de imprensa em Belém, no Pará.
O presidente brasileiro também destacou que respeita a soberania de cada país e que seu objetivo é dialogar, perguntando se é possível colaborar para um futuro mais sustentável.
Vale lembrar que Donald Trump não participou da cúpula climática e não enviou uma delegação. Desde janeiro, ao tomar posse em seu segundo mandato, ele assinou um decreto retirando os EUA do Acordo de Paris e tem se mostrado cético em relação ao aquecimento global.
Foco no conflito entre Rússia e Ucrânia
Em sua fala, Lula também mencionou seu desejo de ver o fim do conflito entre Rússia e Ucrânia, dizendo que “não há razão para a guerra continuar”. O presidente recebeu a missão de Brasília com esperança de que seus negociadores possam alcançar os melhores resultados para o planeta durante a COP30, que se encerra na próxima sexta-feira.
Lula viajou para Belém com o objetivo de impulsionar investimentos e colaborar em um acordo que traga resultados positivos para as negociações climáticas.
O que você acha dessa abordagem de Lula em relação à questão climática? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments