A Polícia Federal (PF) realizou, na manhã desta quarta-feira, uma operação para desmantelar uma organização criminosa transnacional. O foco do trabalho foi em crimes financeiros, lavagem de dinheiro e imigração ilegal.
As investigações começaram em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, onde três dos investigados residiam. Posteriormente, durante a apuração, eles se mudaram para Roraima e Paraná.
A PF estima que o grupo movimentou cerca de R$ 9 milhões de atividades ilícitas, que incluíam o ingresso irregular de estrangeiros pela fronteira norte do país e tráfico de drogas. Segundo a polícia, o esquema utilizava “laranjas” que emprestavam contas bancárias para esconder a origem dos valores.
As contas eram utilizadas para disfarçar o trajeto do dinheiro, dificultando o rastreamento e permitindo uma circulação de recursos milionários. Intitulada Operação Venezuela, a ação cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, autorizados pela Vara Especializada em Lavagem de Capitais da Justiça Federal em Salvador.
As operações ocorreram em Boa Vista (RR) e Curitiba (PR), onde os investigados mantêm atividades comerciais. Os envolvidos podem ser processados por organização criminosa e lavagem de dinheiro. O nome da operação se deve a um dos líderes do esquema ser venezuelano, responsável por atividades de lavagem de dinheiro através de uma casa de câmbio em Boa Vista.
O que você acha dessa situação? Deixe sua opinião nos comentários e vamos discutir!

Facebook Comments