Ministros do STF elogiam decisão de Lula de indicar Jorge Messias para vaga deixada por Barroso

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A escolha do advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar a vaga deixada pelo ministro Luíz Roberto Barroso, foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira (20) e teve repercussão positiva entre os ministros do Supremo Tribunal Federal.

O ministro Gilmar Mendes elogiou a indicação e parabenizou Messias por seu novo papel na Corte. Ele destacou o espírito público do advogado, ressaltando seu compromisso com o diálogo institucional e a defesa da democracia. “Desejo-lhe sucesso na sabatina”, afirmou Mendes.

Antes de Mendes, o ministro André Mendonça também expressou sua aprovação. Em suas palavras, Messias é um nome qualificado e preenche todos os requisitos para a função. “Parabenizo o presidente pela escolha. Ele terá meu apoio no diálogo com os senadores”, publicou Mendonça em sua conta no X (antigo Twitter).

O ex-ministro Barroso, que se aposentou no mês passado, também se disse satisfeito com a escolha de Lula. Ele descreveu Messias como uma ótima pessoa e um advogado-geral admirável. “Estou certo de que ele honrará o Supremo Tribunal Federal”, disse Barroso.

Lula fez a indicação de Messias em um encontro no Palácio da Alvorada, antes de viajar para São Paulo. Na sexta-feira (21), o presidente seguirá para a África do Sul, onde participará da Cúpula de Líderes do G20.

Na sua declaração, Lula afirmou ter certeza de que Messias continuará a defender a Constituição e o Estado democrático de Direito no STF, como tem feito ao longo de sua carreira.

O que você acha da indicação de Jorge Messias e das reações dos ministros do STF? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Guarda Civil faz plantão na praia do Porto da Barra após proibição de colocação antecipada de kits praia

Porto da Barra tem nova lei que regula uso de kits de praia Equipes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e da Guarda...

Scott Adams, criador do quadrinho ‘Dilbert’, morre aos 68 anos

Scott Adams, criador da tirinha Dilbert, faleceu na terça-feira, 13 de janeiro de 2026, aos 68 anos, em sua residência em Pleasanton, na...

Ana Castela diz se vai seguir carreira de atriz após novela na Globo

Ana Castela, rainha das paradas sertanejas, trocou os palcos pela televisão. Entre as participações especiais confirmadas em Coração Acelerado, a novela das sete...