Pelourinho recebe abertura do II Festival Movaê com cortejo, arte, ciência e empreendedorismo negro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Nesta sexta-feira (21), o Pelourinho será o cenário do II Festival Movaê, que celebra o empreendedorismo negro, inovação e economia criativa. O evento promete agitar as praças Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’Água com uma programação rica em cultura, ciência e arte, incluindo rodas de conversa, performances e apresentações musicais.

A festa começa às 14h com um cortejo cultural do bloco Os Negões, que será liderado por Paulinho e Luma Nascimento. A partida será no Terreiro de Jesus, passando por pontos emblemáticos do Centro Histórico até o Largo Pedro Archanjo, onde o festival será oficialmente aberto ao público.

Realizado pelo Governo da Bahia através da Sepromi, o festival integra formação, negócios e a produção artística negra em um só espaço. O evento conta com o apoio de diversas secretarias estaduais e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, além do patrocínio da Setur e Desenbahia.

Às 14h40, a programação segue com o Sarau da Onça, trazendo a performance de Sandro Sussuarana. Logo depois, às 15h10, acontece o debate “Audiovisual Negro”, reunindo representantes de diversas áreas para discutir o financiamento e a expansão do cinema negro no país.

Às 17h30, o painel “Empreendedorismo Criativo – Abrimos caminhos; inventamos rotas” destaca o papel das mulheres na economia criativa, seguido por uma homenagem às convidadas às 18h30. O humor chega com Magali Moraes às 18h50, e a noite termina com o grupo Samba Ohana, que contará com a participação especial do sambista Nelson Rufino às 19h30.

O espaço dedicado à inovação começa às 16h15 com o Pitch dos Clubes de Ciência da Secti, onde estudantes da rede pública apresentarão soluções para desafios sociais. Às 17h30, o painel de startups reunirá representantes de iniciativas de empreendedorismo negro com foco em tecnologia e sustentabilidade.

A programação inclui uma oficina “Capoeira em Movimento + Mangangá” às 16h10, que usa a capoeira como ferramenta de educação e geração de renda. E para encerrar o dia, às 19h será exibido o filme “Zumbi dos Palmares – Uma Voz para o Mundo”, do cineasta Carlos Pronzato.

Esse festival promete ser uma excelente oportunidade para todos na cidade se envolverem com a cultura e o empreendedorismo. E você, o que acha dessa iniciativa? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Mari Fernandez aparece de surpresa em bar na Saúde e faz show gratuito em Salvador

A cantora Mari Fernandez surpreendeu fãs e frequentadores do Bar do Léo, no bairro Saúde, em Salvador, ao aparecer de forma inesperada para...

Guerra das mansões: Justiça embarga obra de bilionário nos Jardins

A polêmica envolvendo a construção de uma mansão no Jardim Paulista, um dos bairros mais caros de São Paulo, ganhou ares de batalha...

Wesley Safadão cancela shows por “questões de saúde” dias após participação no Festival Virada Salvador

Três dias após a participação no Festival Virada Salvador 2026, o cantor Wesley Safadão precisou cancelar os shows que seriam realizados nesta terça-feira...