O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a Ucrânia tem até a próxima quinta-feira, dia 27, para aceitar o plano de paz proposto por Washington, que visa encerrar a guerra em andamento. Em uma entrevista à Fox News Radio, Trump disse que essa é uma data importante, apesar de já ter estabelecido prazos no passado.
Ele comentou que, quando as situações vão bem, é comum prazos serem estendidos, mas reafirmou que considera a data um limite firme. Trump acredita que é o momento certo para Kiev aceitar o acordo. Além disso, ele destacou que não tem a intenção de retirar as sanções impostas à Rússia.
Questionado sobre a possibilidade de Moscou atacar países da região báltica, Trump garantiu que “eles serão impedidos” e avaliou que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, “não está procurando mais guerra”. Ele ressaltou que a situação atual se distanciou de sua expectativa inicial de uma guerra breve, já chegando ao quarto ano.
Trump também se referiu à sua próxima reunião com o prefeito eleito de Nova York, Zohran Mamdani, descrevendo-a como potencialmente “muito civilizada”. O encontro está agendado para o final da tarde desta sexta-feira, dia 21.
Em resposta às críticas que recebeu do prefeito eleito durante seu discurso de vitória, Trump admitiu que as provocações o atingiram. Ele mencionou não entender completamente o que Mamdani quis dizer ao sugerir “aumentar o volume”, mas alertou que isso deve ser feito com cuidado.
E você, o que acha das declarações de Trump sobre o prazo para a Ucrânia? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments