Joanesburgo – O presidente Lula se manifestou neste domingo (23/11) sobre a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro, determinada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes. Após participar do G20, Lula afirmou que, apesar de não comentar decisões do Supremo, é importante lembrar que Bolsonaro teve seu julgamento e o direito à presunção de inocência respeitado.
“Eu não faço comentário sobre decisões da Suprema Corte. A Justiça tomou uma decisão. Ele foi julgado, teve todo direito à presunção de inocência. Foram praticamente dois anos e meio de investigação, de delação, de julgamento. A Justiça decidiu, está decidido. Ele vai cumprir com a pena que a Justiça determinou, e todo mundo sabe o que ele fez. Não tenho mais comentário a fazer”, disse Lula.
Em relação à afirmação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que classificou a prisão de Bolsonaro como uma “pena”, Lula destacou que o país é soberano e que as decisões judiciais devem ser respeitadas. Ele afirmou que Trump precisa entender que a justiça no Brasil é independente.
“Acho que não tem nada a ver. O Trump tem que saber que somos um país soberano e que nossa Justiça decide. O que decide aqui está decidido”, completou Lula.
Bolsonaro preso
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso na manhã de sábado (22/11) por decisão de Alexandre de Moraes, que alegou “risco de fuga”. A ordem foi para que Bolsonaro fosse encaminhado à Superintendência da Polícia Federal em Brasília.
Na decisão, Moraes apontou dois motivos principais para a prisão. O primeiro foi a violação da tornozeleira eletrônica. Bolsonaro admitiu que tentou danificar o equipamento. O segundo motivo foi uma convocação de “vigília” feita pelo senador Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente, que poderia criar uma situação propícia para a fuga de Bolsonaro para uma embaixada.
Gostou do que leu? O que você pensa sobre a situação? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião.

Facebook Comments