Cerca de 100 mil estudantes participam neste domingo (23/11) da primeira fase do vestibular da Fuvest, que é o caminho para os cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP). São aproximadamente 98,5 mil candidatos e 12,9 mil treineiros, alunos que ainda não completaram o ensino médio, mas estão se preparando para o futuro.
A prova contará com 90 questões de múltipla escolha, incluindo disciplinas como Arte, Educação Física, Inglês, Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Filosofia e Sociologia, algumas delas interdisciplinares.
Os portões abrem ao meio-dia e fecham exatamente às 13h. Não será permitido entrar após esse horário. A prova tem início às 13h e os participantes podem sair a partir das 16h, encerrando-se às 18h.
O que pode levar para a prova da Fuvest
Para realizar a prova, é necessário levar um documento de identidade com foto. Os candidatos devem usar caneta esferográfica transparente de tinta preta ou azul. Lápis, lapiseira, borracha, apontador, régua transparente, garrafa de água e alimentos leves são permitidos.
No entanto, é proibido o uso de celulares ou qualquer outro aparelho durante a prova, assim como relógios, que não poderão ser utilizados de forma alguma.
Como chegar
Neste domingo, a SPTrans vai reforçar as linhas de ônibus 8012-10 e 8022-10, que fazem a ligação entre a Estação Butantã do metrô e a Cidade Universitária. A linha 8012-10 terá 15 partidas a mais, enquanto a 8022-10 contará com 24 partidas extras. Além disso, o programa Domingão Tarifa Zero permitirá viagens gratuitas em qualquer linha de ônibus da cidade, incluindo as que têm reforço na frota.
Calendário da Fuvest 2026
A USP vai oferecer 8.147 vagas no vestibular de 2026. Destas, 4.888 são para candidatos na modalidade ampla concorrência, 2.053 para egressos de escolas públicas e 1.206 para pessoas autodeclaradas negras, pardas ou indígenas provenientes dessas instituições.
O curso de Medicina permanece como o mais disputado, com 90,7 candidatos por vaga. Os cursos de Psicologia (SP) e Psicologia (RP) vêm em seguida, com 58,6 e 39,8 candidatos por vaga, respectivamente. A lista continua com Relações Internacionais, Audiovisual, Ciências Biomédicas, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Fisioterapia e Engenharia Aeronáutica.
A segunda fase do vestibular ocorrerá nos dias 14 e 15 de dezembro de 2025, com a primeira chamada marcada para 23 de janeiro de 2026.
E você, o que acha do vestibular da Fuvest? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

Facebook Comments