Mais de 100 mil estudantes fazem 1ª fase da Fuvest neste domingo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Cerca de 100 mil estudantes participam neste domingo (23/11) da primeira fase do vestibular da Fuvest, que é o caminho para os cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP). São aproximadamente 98,5 mil candidatos e 12,9 mil treineiros, alunos que ainda não completaram o ensino médio, mas estão se preparando para o futuro.

A prova contará com 90 questões de múltipla escolha, incluindo disciplinas como Arte, Educação Física, Inglês, Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Filosofia e Sociologia, algumas delas interdisciplinares.

Os portões abrem ao meio-dia e fecham exatamente às 13h. Não será permitido entrar após esse horário. A prova tem início às 13h e os participantes podem sair a partir das 16h, encerrando-se às 18h.

O que pode levar para a prova da Fuvest

Para realizar a prova, é necessário levar um documento de identidade com foto. Os candidatos devem usar caneta esferográfica transparente de tinta preta ou azul. Lápis, lapiseira, borracha, apontador, régua transparente, garrafa de água e alimentos leves são permitidos.

No entanto, é proibido o uso de celulares ou qualquer outro aparelho durante a prova, assim como relógios, que não poderão ser utilizados de forma alguma.

Como chegar

Neste domingo, a SPTrans vai reforçar as linhas de ônibus 8012-10 e 8022-10, que fazem a ligação entre a Estação Butantã do metrô e a Cidade Universitária. A linha 8012-10 terá 15 partidas a mais, enquanto a 8022-10 contará com 24 partidas extras. Além disso, o programa Domingão Tarifa Zero permitirá viagens gratuitas em qualquer linha de ônibus da cidade, incluindo as que têm reforço na frota.

Calendário da Fuvest 2026

A USP vai oferecer 8.147 vagas no vestibular de 2026. Destas, 4.888 são para candidatos na modalidade ampla concorrência, 2.053 para egressos de escolas públicas e 1.206 para pessoas autodeclaradas negras, pardas ou indígenas provenientes dessas instituições.

O curso de Medicina permanece como o mais disputado, com 90,7 candidatos por vaga. Os cursos de Psicologia (SP) e Psicologia (RP) vêm em seguida, com 58,6 e 39,8 candidatos por vaga, respectivamente. A lista continua com Relações Internacionais, Audiovisual, Ciências Biomédicas, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Fisioterapia e Engenharia Aeronáutica.

A segunda fase do vestibular ocorrerá nos dias 14 e 15 de dezembro de 2025, com a primeira chamada marcada para 23 de janeiro de 2026.

E você, o que acha do vestibular da Fuvest? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Bobos da corte”, detona Rachel Sheherazade após polêmica com Virginia

Uma polêmica ganhou as redes após uma reportagem indicar Virginia Fonseca, que estreia como rainha de bateria da Grande Rio, como a mulher...

Bruno Reis provoca o Rio após bater recorde de latinhas recolhidas: “Carnaval de Salvador é seis vezes maior”

O Carnaval de Salvador 2026 entrou para o Guinness World Records ao registrar a maior coleta de latas de alumínio do mundo —...

Jair Renan questiona sobre Bolsonaro e Janaina dá 5 “opções melhores”

Os vereadores Jair Renan Bolsonaro (PL-SC) e Janaina Paschoal (PP-SP) discutiram, nesta terça-feira (17/2), no X, o apoio à candidatura do senador Flávio...