Deputado propõe que pãozinho delícia se torne Patrimônio Imaterial da Bahia: “Iguaria genuinamente baiana”

Publicado:

O famoso “pãozinho delícia” da Bahia pode ganhar um reconhecimento especial. O deputado Paulo Câmara, do PSDB, protocolou um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa da Bahia, na última quarta-feira (19), para que essa iguaria se torne Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado.

Na sua justificativa, Paulo Câmara destaca a origem do pãozinho, criado pela chef baiana Elíbia Portela, que tem 75 anos. Segundo ele, o pãozinho já é considerado um patrimônio, mesmo sem a oficialização. O deputado descreve o alimento como uma “iguaria genuinamente baiana” e conta que sua origem é curiosa. Elíbia Portela, em sua infância, desenvolveu a receita de forma acidental, que foi aprimorada ao longo do tempo com a adição de queijo e requeijão, tornando-se um clássico em festas na Bahia.

“O pãozinho delícia é agora um símbolo da culinária baiana, famoso por sua massa macia, tradicionalmente recheado com queijo coalho cremoso e presunto, entre outras variações”, afirmou Paulo Câmara.

Para quem quer experimentar, aqui está a receita clássica do pãozinho delícia:

  • 2 colheres (sopa) de fermento biológico em pó
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixa de creme de leite (200ml)
  • 200ml de leite morno
  • 1 ½ xícaras (chá) de batata cozida em cubinhos
  • 1 xícara (chá) de leite morno
  • 100g de margarina
  • 5 unidades de gema de ovo
  • 1 colher (sobremesa) de sal
  • 1100g de farinha de trigo

**Modo de fazer**:

Bata os quatro primeiros ingredientes no liquidificador por um minuto. Transfira para uma tigela, cubra e deixe descansar por 15 minutos em local abafado. Depois, bata a batata, 1 xícara de leite morno, a margarina, as gemas e o sal no liquidificador. Quando os 15 minutos terminarem, misture as duas preparações e, aos poucos, acrescente a farinha de trigo, mexendo até obter uma massa elástica.

Sove bem a massa até que surjam bolhas. Cubra com um pano seco e deixe descansar por 30 minutos. Modele os pãezinhos com as mãos untadas de manteiga, coloque em tabuleiros untados com óleo e enfarinhados, e reserve por mais 30 minutos. Asse a 200-220 graus e, ao retirar do forno, pincele com manteiga e polvilhe queijo parmesão ralado.

E aí, você já experimentou o pãozinho delícia? Compartilhe suas experiências ou conte como você faz o seu! Adoramos ouvir suas histórias!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jerônimo encaminha criação do Código de Ética da PM e dos Bombeiros e atualiza transgressões disciplinares; veja detalhes

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) enviou à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um Projeto de Lei para criar o Código de Ética e...

Dentista é acusada de lesão corporal e exercício ilegal da medicina pela quinta vez; entenda o caso

Uma cirurgiã-dentista está enfrentando novas acusações de lesão corporal de natureza grave e exercício ilegal da medicina. Este é o quinto...

Cinco farmácias são roubadas em Salvador e Lauro de Freitas em 24 horas

A Polícia Civil da Bahia investiga uma série de assaltos que atingiu cinco farmácias nas cidades de Salvador e Lauro de Freitas entre...