Arte/Metrópoles

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e membros de seu governo serão oficialmente designados pelos Estados Unidos como parte de uma organização terrorista estrangeira a partir de hoje.
O governo de Donald Trump classifica Maduro como líder de uma rede criminosa envolvida com o narcotráfico, conhecida como Cartel de Los Soles. Esta medida intensifica as tensões já existentes na região do Caribe.
No início deste mês, o secretário de Estado, Marco Rubio, declarou que a facção é dirigida pelo “ilegítimo Nicolás Maduro”. Segundo ele, esta sanção visa combater a “violência terrorista” que o cartel espalha pelo hemisfério.
Rubio enfatizou que o Cartel de Los Soles tem corrompido as instituições governamentais venezuelanas e promovido a violência em colaboração com outros grupos.
Os EUA acreditam que o cartel opera a partir da Venezuela, uma vez que Maduro seria seu líder. A presença militar dos americanos na região atua como um obstáculo ao tráfico de drogas.
“O Departamento de Estado pretende designar o Cartel de Los Soles como uma Organização Terrorista Estrangeira (FTO), com efeito a partir de 24 de novembro de 2025. Com sede na Venezuela, o cartel é liderado por Nicolás Maduro e outros indivíduos de alto escalão do regime ilegítimo, responsáveis por corromper as forças armadas e instituições do país”, afirmou Rubio.
Maduro, por sua vez, nega vínculos com o narcotráfico e afirma que Trump usa uma narrativa falsa para justificar uma possível invasão à Venezuela e retirá-lo do poder.
A medida ocorre em meio ao aumento da presença militar dos EUA nas águas do Caribe, nas proximidades da costa venezuelana.
O que você acha sobre essa nova designação dos EUA? Deixe suas opiniões nos comentários e vamos discutir!

Facebook Comments