Estados Unidos vão incluir Maduro em lista de líderes terroristas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Arte/Metrópoles

Imagem colorida mostra Nicolás Maduro e Donald Trump - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Nicolás Maduro e Donald Trump – Metrópoles

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e membros de seu governo serão oficialmente designados pelos Estados Unidos como parte de uma organização terrorista estrangeira a partir de hoje.

O governo de Donald Trump classifica Maduro como líder de uma rede criminosa envolvida com o narcotráfico, conhecida como Cartel de Los Soles. Esta medida intensifica as tensões já existentes na região do Caribe.

No início deste mês, o secretário de Estado, Marco Rubio, declarou que a facção é dirigida pelo “ilegítimo Nicolás Maduro”. Segundo ele, esta sanção visa combater a “violência terrorista” que o cartel espalha pelo hemisfério.

Rubio enfatizou que o Cartel de Los Soles tem corrompido as instituições governamentais venezuelanas e promovido a violência em colaboração com outros grupos.

Os EUA acreditam que o cartel opera a partir da Venezuela, uma vez que Maduro seria seu líder. A presença militar dos americanos na região atua como um obstáculo ao tráfico de drogas.

“O Departamento de Estado pretende designar o Cartel de Los Soles como uma Organização Terrorista Estrangeira (FTO), com efeito a partir de 24 de novembro de 2025. Com sede na Venezuela, o cartel é liderado por Nicolás Maduro e outros indivíduos de alto escalão do regime ilegítimo, responsáveis por corromper as forças armadas e instituições do país”, afirmou Rubio.

Maduro, por sua vez, nega vínculos com o narcotráfico e afirma que Trump usa uma narrativa falsa para justificar uma possível invasão à Venezuela e retirá-lo do poder.

A medida ocorre em meio ao aumento da presença militar dos EUA nas águas do Caribe, nas proximidades da costa venezuelana.

O que você acha sobre essa nova designação dos EUA? Deixe suas opiniões nos comentários e vamos discutir!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A ‘Taxa das Blusinhas’ e o preço da democratização

A Taxa das Blusinhas, cobrança sobre compras internacionais de até US$50, atingiu um recorde de arrecadação em 2025, chegando a cerca de R$...

Carnaval em SP: primeiro dia teve “formigueiro”, calor e manifestações

No primeiro dia de Carnaval de rua em São Paulo, 14 de fevereiro, a cidade mostrou diversidade, blocos tradicionais e um tom político...

“Me apaixonei pelo Carnaval daqui”: Patricia Poeta aproveita terceira noite de folia no Camarote Salvador

Patrícia Poeta, apresentadora do Encontro, voltou ao Carnaval de Salvador após ficar cerca de um ano afastada da folia. No Camarote Salvador neste...