Mais de 300 meninas sequestradas em escola cristã na Nigéria

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na última sexta-feira, mais de 300 alunas e 12 professores foram sequestrados da escola cristã St. Mary, localizada no estado de Níger, no noroeste da Nigéria. O ataque ocorreu nas primeiras horas da manhã e faz parte de uma grave onda de sequestros que tem afetado o país.

De acordo com Bulus Dauwa Yohanna, presidente da CAN no estado de Níger e proprietário da escola, 50 meninas, com idades entre 10 e 18 anos, conseguiram escapar entre sexta e sábado. No entanto, 253 crianças e os 12 membros da equipe ainda permanecem em cativeiro.

Em resposta a essa situação alarmante, o presidente da Nigéria, Bola Tinubu, anunciou a contratação de 30 mil policiais após uma reunião com as autoridades de segurança. Ele também decidiu realocar policiais que estavam em serviços de proteção VIP para áreas mais vulneráveis a ataques.

O governo nigeriano tomou a drástica medida de fechar quase 50 colégios federais e muitas escolas públicas, resultando no fechamento de mais de dez mil instituições no norte do país. Até o momento, este é o maior sequestro escolar registrado na Nigéria. Fontes locais alertam que viajar em grupos torna as pessoas mais suscetíveis a esses crimes, e sequestros podem aumentar nas próximas semanas.

Jerry Gana, ex-ministro da Informação, levantou preocupações sobre o uso de crianças como “escudos humanos” por grupos armados que realizam esses sequestros. Ele acredita que a recente escalada na violência pode ser uma reação ao medo de ações de potências estrangeiras, incluindo os Estados Unidos.

Essa insegurança atual condiciona milhões de crianças ao analfabetismo, casamento precoce e à pobreza. Especialistas alertam que isso facilita o recrutamento para grupos extremistas, perpetuando um ciclo de violência. Jo Newhouse, porta-voz da Portas Abertas na África Subsaariana, comentou: “Condenamos profundamente esses sequestros. Pedimos ao governo que faça o possível para trazer as crianças de volta e garantir a segurança nas escolas. Fechar instituições não é a solução; todas as crianças devem ter a liberdade de estudar.”

Essa situação dramática exige que todos nós reflitamos sobre a segurança das nossas crianças. O que você pensa sobre as medidas que estão sendo tomadas? Sinta-se à vontade para deixar seu comentário e sua opinião.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projetos de lei buscam proibir uso ofensivo de símbolos religiosos no Carnaval

A discussão sobre o uso de símbolos religiosos no Carnaval ganhou força nas últimas décadas, com debates sobre o equilíbrio entre a liberdade...

América Latina atinge níveis recordes de envolvimento com a Bíblia

O uso de plataformas digitais para a leitura da Bíblia atingiu níveis sem precedentes na América Latina no primeiro trimestre de 2026, não...

Pastores são espancados por extremistas muçulmanos no leste de Uganda

Ataque contra dois pastores em Pallisa, Uganda, deixa a região em alerta. Dois pastores da Igreja Nova Vida em Pallisa, a cerca de...