A receita Nossa Divina Moqueca, do restaurante Nossa Casa Frutos do Mar, localizado em Juazeiro, na zona turística do Vale do São Francisco, conquistou o Concurso da Moqueca 2025, realizado no último domingo, dia 23, no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador. O chef Val Carvalho foi o responsável pela preparação do prato, que lhe garantiu o troféu Dendê de Ouro.
Em segundo lugar, ficou a receita Coração da Bahia, do restaurante Oásis D’Moura, de Santo Antônio de Jesus. O terceiro lugar foi para o prato Filé de Pitu, do restaurante Dona da Praia, de Subaúma, na Costa dos Coqueiros.
A competição reuniu representantes das 13 zonas turísticas da Bahia e foi promovida pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em parceria com a empresa Food Hub e a Abrasel-BA. O objetivo é incentivar o turismo gastronômico e criar novas oportunidades de negócio para os participantes.
Val Carvalho compartilhou sua jornada. “Sou filho de baiana de acarajé e aprendi a cozinhar dentro de casa. Trabalhei nos maiores hotéis de Salvador. Depois de uma capacitação, montei meu próprio projeto, o restaurante. Ganhar esse prêmio é inenarrável, fruto de um trabalho duro. Vou colocar outdoor na cidade para divulgar que a melhor moqueca da Bahia é de Juazeiro”, disse o chef.
Leandro Menezes, presidente da Abrasel-BA, destacou a importância do concurso. Ele afirmou que “é um projeto que promove crescimento, principalmente entre os jovens, que estavam mais voltados à gastronomia europeia e agora estão se engajando com a moqueca.”
E você, o que acha sobre essa valorização da culinária baiana? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião sobre o concurso e os pratos!


Facebook Comments