As vendas da Black Friday em 2025 estão previstas para alcançar um volume **recorde** de R$ 5,4 bilhões. Essa informação vem da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e, se confirmada, representará um crescimento de 2,4% em relação ao ano anterior.
José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, comentou que, mesmo em um cenário econômico cheio de incertezas e elevado endividamento das famílias, espera-se um aumento nas vendas nesta data. Ele destacou a importância da cautela, mas acredita que as condições do mercado ajudarão nesse incremento.
Os dados da CNC apontam que a alta taxa de endividamento e a inadimplência elevada ainda são obstáculos para um crescimento mais acentuado. Contudo, uma moeda nacional mais forte e os níveis baixos de desemprego devem contribuir para o aumento das vendas.
Nos últimos doze meses, a taxa média do câmbio em relação ao **dólar** caiu 8,3%, criando um cenário mais favorável para o poder de compra dos brasileiros. Essa mudança é significativa, considerando que, em novembro de 2024, o dólar estava na faixa de R$ 5,80.
Além disso, a taxa de desemprego apresentou uma tendência de queda nos últimos meses, o que refletem positivamente na atividade do varejo. No segundo trimestre deste ano, a massa real de rendimento cresceu 5,5% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Para a Black Friday de 2025, a previsão é que 68% das vendas sejam nos setores de hipermercados e supermercados (R$ 1,32 bilhão), eletroeletrônicos e utilidades domésticas (R$ 1,24 bilhão), e móveis e eletrodomésticos (R$ 1,15 bilhão). Vestuário e acessórios também aparecerão nas compras, com R$ 0,95 bilhão, enquanto farmácias, perfumarias e cosméticos devem movimentar R$ 0,38 bilhão.
Vale ressaltar que a Black Friday é a quinta data mais significativa para os varejistas, atrás do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais. A CNC também realizou um levantamento dos preços de 150 itens para avaliar os efetivos descontos que podem ser oferecidos nesta data.
O estudo revelou que 70% das categorias têm um bom potencial de redução de preços, com destaque para itens de papelaria, livros, joias, perfumaria, utilidades domésticas e higiene pessoal, mostrando reduções significativas nas últimas semanas.
Esse panorama mostra que, apesar dos desafios, a Black Friday continua sendo uma oportunidade importante para consumidores e varejistas. E você, já está se preparando para as compras? Conta pra gente o que você espera encontrar de ofertas!


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