Comissão da Câmara aprova projeto de cortes em benefícios tributários

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em uma votação rápida, a Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (26 de novembro), o projeto de lei complementar nº 182 de 2025. O texto estabelece um corte de 10% em benefícios tributários para 2026.

O relator, Mauro Benevides (PDT-CE), informou que a proposta deverá ser integrada ao PLP 128 de 2025, já aguardando votação no plenário.

Estendido pelo deputado federal José Guimarães (PT-CE), os cortes afetarão os seguintes tributos:

  • PIS/Pasep e PIS/Pasep-Importação
  • Cofins e Cofins-Importação
  • IRPJ e CSLL
  • Contribuição Previdenciária
  • Imposto de Importação (II)
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)

Além disso, o projeto proíbe o governo federal de conceder novos incentivos financeiros e de prorrogar os já existentes, a não ser que sejam compensados por outros benefícios equivalentes.

Arrecadação

A expectativa é de que o PLP gere uma receita de R$ 19,76 bilhões em 2026. Esse valor já foi incluído no projeto orçamentário para o ano que vem, que precisa ser aprovado pelo Congresso.

O relator destacou que a previsão para 2026 aparece sem menção a anos posteriores, e que não há uma metodologia clara de cálculo por benefício. O texto não aborda a necessidade de um período de adaptação antes das novas regras entrarem em vigor.

O que você acha dessas mudanças em benefícios tributários? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PM apreende quase 120 armas brancas no 1° dia do Carnaval no DF. Veja vídeo

Durante o Carnaval do Distrito Federal, a Polícia Militar (PMDF) registrou ações de fiscalização que resultaram na apreensão de 119 armas brancas durante...

Motociclista morre após colidir em poste de energia no centro de Posto da Mata em Nova Viçosa

No centro do distrito de Posto da Mata, em Nova Viçosa, a noite de sábado ficou marcada por um acidente com vítima fatal....

Governo adota cautela e reduz comitiva de Lula no desfile da escola de samba que homenageia o presidente

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva monitora de perto o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que ocorre...