O ex-vice-presidente e atual senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) deve assumir a liderança do partido no Senado Federal a partir de fevereiro de 2026. Ele substituirá o senador Mecias de Jesus (RR), que tomará posse como conselheiro do Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR).
Mecias foi aprovado como conselheiro vitalício do TCE-RR pela Assembleia Legislativa em agosto, após ser indicado pelo governador Antonio Denarium (PP). Apesar de já aprovado, o senador ainda não deixou seu cargo e deve fazer a transição no início do próximo ano.
A chegada de Mourão à liderança promete fortalecer a posição do Republicanos como oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Senado, especialmente em um ano eleitoral. Atualmente, o perfil de Mecias tem sido mais comedido; na semana passada, ele expressou intenção de votar a favor da indicação de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal (STF), um nome sugerido por Lula.
Atualmente, o Republicanos conta com cinco senadores. Além de Mourão, a sigla possui outros nomes conhecidos, como a ex-ministra Damares Alves (DF), Cleitinho (MG) e Alan Rick (AC).
Quem assume a vaga de Mecias?
De acordo com informações do Metrópoles, Roberta Acioly, cirurgiã-dentista especializada em harmonização facial, será a suplente de Mecias no Senado. Ela também é do Republicanos.
Roberta se apresenta em suas redes sociais como uma “referência em lipo de papada” e compartilha vídeos sobre técnicas de embelezamento facial. Entre 2003 e 2013, atuou como enfermeira em órgãos públicos de Roraima e, desde 2015, foi diretora de um pronto-atendimento vinculado ao governo estadual.
O que você acha dessa mudança na liderança do Republicanos? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments