Nesta quarta-feira, a operação da Linha 7-Rubi foi transferida para a TIC Trens, a concessionária responsável pelo Trem Intercidades Eixo Norte. Essa mudança representa um passo significativo para conectar São Paulo a Campinas e facilitar o Trem Intermetropolitano entre Jundiaí e Campinas, com um investimento de R$ 9,5 bilhões por parte do estado.

Com 57 quilômetros de extensão, a Linha 7-Rubi faz a ligação entre Palmeiras-Barra Funda e Jundiaí. A TIC Trens agora ficará encarregada da manutenção, administração e gestão compartilhada da linha com a MRS, que opera no transporte de cargas.

As obras de modernização têm início previsto para maio de 2026 e a expectativa é revitalizar as estações, melhorar a via e a rede aérea, além de atualizar os sistemas de comunicação, sinalização e energia. Após as melhorias, os trens deverão operar com intervalos de cerca de quatro minutos durante os horários de pico, e a frota atual de 30 trens será readequada.

Um dos projetos prioritários é a ampliação da Estação Água Branca, que se tornará um dos principais pontos de integração do estado, conectando linhas metropolitanas, metrô e os serviços do TIC Eixo Norte e do futuro TIC Eixo Oeste, que vai ligar São Paulo a Sorocaba.

Atualmente, a Linha 7-Rubi atende em torno de 400 mil passageiros diariamente, com um tempo médio de viagem de 61 minutos. As previsões indicam que esse número pode subir para 448 mil usuários por dia até 2040.

Transição entre CPTM e TIC Trens

A transferência da operação foi feita de forma gradual. Entre dezembro de 2024 e agosto de 2025, a CPTM ainda comandou a linha, enquanto treinaram os funcionários da TIC Trens. A oneração prática teve início em 28 de agosto, quando a TIC começou a operar sob supervisão da CPTM. Parte dos trabalhadores da CPTM deverá permanecer na operação durante os primeiros seis meses.

O leilão da concessão ocorreu em fevereiro de 2024 e foi vencido pelo Consórcio C2, que incluiu o Grupo Comporte e a estatal chinesa CRRC. Esse grupo criou a TIC Trens, que apresentou uma oferta simbólica de 0,01% sobre o valor máximo para a contraprestação estadual. O investimento total no TIC Eixo Norte é estimado em R$ 16,85 bilhões.

O Trem Intercidades terá aproximadamente 100 km de extensão, com uma viagem expresso de Barra Funda a Campinas, fazendo paradas em Jundiaí e com duração de 64 minutos. O Trem Intermetropolitano contará com sete trens que atenderão 44 km, com um tempo estimado de 33 minutos.

As obras da Linha 7-Rubi e do serviço expresso devem ser concluídas em abril de 2031, enquanto a implantação do Trem Intermetropolitano está prevista para maio de 2029. O contrato de concessão terá duração de 30 anos.

E você, o que acha dessas mudanças que prometem melhorar a mobilidade entre São Paulo e Campinas? Deixe sua opinião nos comentários!