CCJ do Senado aprova proposta que proíbe transações imobiliárias com dinheiro em espécie

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (26), um projeto que proíbe o uso de dinheiro em espécie em transações imobiliárias, como a compra e venda de imóveis. Com a aprovação unânime, a proposta seguirá para uma nova rodada de votação na Comissão antes de ser avaliada pela Câmara dos Deputados ou diretamente no plenário do Senado.

O projeto, de autoria do senador Flávio Arns (PSB-PR), obriga o Conselho Monetário Nacional (CMN) a estabelecer limites para operações de “dinheiro vivo” intermediadas por bancos e instituições financeiras. Essa mudança tem como objetivo determinar um teto para o uso da moeda física em transações.

De acordo com informações do g1, a intenção do texto é combater a lavagem de dinheiro e a sonegação fiscal. Vale ressaltar que o texto aprovou não fixa os limites para transações financeiras em dinheiro, deixando essa definição a cargo do CMN. Os novos tetos deverão ser discutidos com o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), responsável pelo monitoramento de atividades suspeitas e pela prevenção à lavagem de dinheiro.

O relator do projeto destacou que modelos semelhantes já são adotados em países como Estados Unidos, Canadá e Austrália.

Além disso, a proposta estipula um limite para a utilização de “dinheiro vivo” no pagamento de boletos e cheques. Se o valor dessas transações ultrapassar os limites estabelecidos, os pagamentos deverão ser realizados por meios eletrônicos. Essa regra se aplica a todos os clientes de bancos e instituições financeiras regulamentadas pelo Banco Central.

Para que a proposta se torne lei, além da aprovação na Câmara, ela precisará ser sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O que você pensa sobre essa nova proposta? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-chefe do BRB cancela férias e volta para acareação sobre Master

Ex-presidente do BRB volta a Brasília para acareação sobre compra do Banco Master O ex-presidente do Banco Regional de Brasília (BRB), Paulo...

Com rigoroso acompanhamento, presos do CPTF exercem trabalhos externos durante o período de Natal

Teixeira de Freitas, cidade localizada no extremo sul da Bahia, registra...

Moraes autoriza visita de filhos de Jair Bolsonaro durante internação

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal, autorizou a visita dos filhos de Jair Bolsonaro durante a internação do ex-presidente...