A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia divulgou a vencedora da licitação para a gestão do Hospital Estadual Costa dos Coqueiros, que atuará em cuidados prolongados. A Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) foi escolhida para administrar a unidade, a primeira do Brasil focada em cuidados prolongados para pacientes que necessitam de atenção especial.
O anúncio ocorreu na mesma data da inauguração do hospital, que está programada para esta quinta-feira, 27. No Diário Oficial do Estado, foi informado que a instituição receberá mensalmente R$ 3.600.029,69, totalizando R$ 216.001.781,40 ao longo do contrato.
A FESF-SUS assumirá a gestão por cinco anos, sendo responsável pela operação e execução dos serviços no hospital, localizado em Lauro de Freitas. Esse espaço, que antes era o Hotel Riverside, foi adquirido pelo Governo do Estado em 2019 para ser transformado em uma unidade de cuidados prolongados.
A entrega da unidade estava prevista para 2024, tendo alcançado 83% das obras concluídas em agosto do ano passado. Agora, a inauguração chega um ano depois do esperado. O hospital atenderá pacientes que necessitam de reabilitação e cuidados prolongados na Região Metropolitana de Salvador.
Os cuidados prolongados são essenciais para pacientes que estão estáveis, mas precisam de assistência para reabilitação ou adaptação a sequelas de tratamentos clínicos, cirúrgicos ou traumatológicos. Esse modelo busca facilitar o retorno dos pacientes ao seu domicílio, ligando cuidados hospitalares agudos ao acompanhamento básico.
Durante a pandemia, a unidade funcionou sob a administração da Fundação Fabamed, com 96 leitos para pacientes com COVID-19, incluindo 10 leitos de UTI. O hospital, que começou como um Hospital de Campanha, voltou a operar em 2021 durante a segunda onda da doença.
Agora, com essa nova fase, quais são suas expectativas em relação ao Hospital Costa dos Coqueiros? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments