Iphan reconhece terreiro de Jarê mais antigo no país, situado na Chapada Diamantina

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Terreiro Palácio de Ogum e Caboclo Sete-Serra, localizado em Lençóis, na Chapada Diamantina, ganhou oficialmente o tombamento do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) nesta quarta-feira (26). Fundado em 1949, este espaço é considerado o terreiro de Jarê mais antigo ainda em funcionamento no Brasil, tornando-se assim um patrimônio cultural protegido a nível federal.

De acordo com o G1, o processo de tombamento começou em 2007, após a Associação dos Filhos de Santo do terreiro enviar uma carta ao escritório do Iphan em Lençóis. A decisão levou em conta a importância cultural, histórica e espiritual desse templo, reconhecido como um símbolo da resistência das populações negras e da valorização dos seus territórios sagrados.

Com o tombamento, o terreiro agora tem proteção federal contra demolições. Qualquer alteração em sua estrutura precisa da autorização do instituto.

O terreiro foi fundado por Pedro Florêncio Bastos, conhecido como Pedro de Laura, e possui a casa principal, chamada pagodão, onde acontecem cerimônias e rituais. Também conta com um espaço dedicado aos exus, chamado caramanchão. A área total do terreno é de 3,8 mil metros quadrados.

O Jarê é uma religião típica da Bahia, com raízes na Chapada Diamantina, especialmente em Lençóis e Andaraí. Sua origem remonta à fusão de práticas religiosas de mulheres africanas escravizadas que vieram da região da Costa da Mina, que abrange os atuais países de Gana, Benim, Togo e Nigéria.

Gostou de saber mais sobre a importância do Terreiro Palácio de Ogum e Caboclo Sete-Serra? Compartilhe sua opinião ou faça suas perguntas nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Suspeito de chefiar facção em Sergipe é preso em Camaçari, na Bahia

Um homem de 33 anos, apontado como líder de uma organização criminosa com atuação em Sergipe, foi preso neste domingo (21) no município...

Menina de 12 anos morre afogada em tanque na zona rural de Araci, Bahia; polícia investiga circunstâncias

Adolescente de 12 anos morre afogada em tanque na zona rural de Araci; caso é investigado Claudiane Bispo dos Santos, de 12 anos, morreu...

VÍDEO: Chuvas fortes no Baixo Sul baiano provocam alagamentos no município de Ituberá

Fortes chuvas atingiram o município de Ituberá, no Baixo Sul da Bahia, na tarde deste domingo, 21 de dezembro. As precipitações intensas provocaram...