STJ nega HC e mantém prisão de Augusto Lima, ex-sócio de Vorcaro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, negou um pedido de habeas corpus e decidiu manter a prisão do banqueiro Augusto Lima. Ele é ex-sócio de Daniel Vorcaro no Banco Master e atua atualmente como CEO do Banco Pleno. A decisão foi divulgada na noite desta terça-feira.

Augusto Lima é investigado na Operação Compliance Zero, que apura uma suspeita de fraude de R$ 12 bilhões em carteiras de crédito do banco. Ele está preso há oito dias.

Em sua decisão, o presidente do STJ argumentou que o habeas corpus não pode ser aceito com base na Súmula 691 do tribunal. Segundo essa súmula, não cabe a Corte avaliar habeas corpus contra a decisão de um desembargador que negou um pedido de liminar. Isso fez com que a atuação do STJ fosse considerada prematura neste caso.

A defesa de Augusto Lima declarou que ele “já havia se desligado definitivamente de todas as suas funções executivas no Banco Master em maio de 2024” e que as operações investigadas ocorreram após sua saída.

Segundo a defesa, há plena confiança na apuração e a certeza de que ficará demonstrada a inexistência de qualquer vínculo entre Augusto Lima e as operações sendo investigadas.

Além disso, a defesa ressaltou que a saída de Augusto Lima foi autorizada pelo Banco Central, o que comprova sua competência legal e capacidade financeira para atuar na instituição.

As informações são da Metrópoles.

O desenrolar desse caso promete chamar a atenção de muitos. O que você pensa sobre as alegações da defesa e os desdobramentos da investigação? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SNA marca assembleia para segunda-feira para votar greve de pilotos e comissários

Pilotos e comissários de voo declararam estado de greve após rejeitarem duas propostas de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), incluindo uma...

PM é baleado na perna durante confronto com criminosos no bairro de Tancredo Neves, em Salvador

Um policial militar foi atingido por um tiro na perna durante confronto com criminosos na tarde desta terça-feira (23), no bairro Tancredo Neves,...

Carlos Bolsonaro tenta ver pai em hospital e anuncia novo pedido para visita permanente a Jair Bolsonaro

O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) compareceu, nesta quarta-feira (24), em frente ao hospital DF Star, onde Jair Bolsonaro está internado para cirurgia de...