Ex-presidente do Peru, Pedro Castillo, recebe sentença por tentativa de golpe

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Justiça peruana emitiu, nesta quinta-feira, a sentença contra o ex-presidente Pedro Castillo, que foi condenado pelos crimes de rebelião, abuso de autoridade e perturbação da ordem pública. A acusação vem após sua tentativa fracassada de fechar o Congresso em 2022.

Castillo, que era professor de uma escola rural e sindicalista, marcou a história ao vencer a eleição em 2021. Ele se tornou o primeiro presidente do Peru sem vínculos com as elites. No entanto, seu governo não conseguiu implementar as reformas desejadas, em parte devido às acusações de corrupção que surgiram durante a crise política.

A decisão da Justiça encerra um processo de oito meses que também envolveu outros sete réus, incluindo a ex-primeira-ministra Betssy Chávez, que se encontra asilada na embaixada do México em Lima desde 3 de novembro. A audiência foi presidida pelo juiz José Neyra e começou às 9h00.

O Ministério Público havia solicitado 34 anos de prisão para Castillo e 25 anos para Chávez. Atualmente, o ex-presidente de 56 anos está preso há quase três anos em uma unidade destinada a ex-presidentes, localizada em uma base policial na zona leste de Lima.

Com esta sentença, o Peru soma mais três ex-presidentes em situações semelhantes de encarceramento, entre eles Alejandro Toledo, Ollanta Humala e Martín Vizcarra. Esse cenário reflete um período conturbado na política peruana.

O que você acha dessa situação? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Israel volta a registrar terras na Cisjordânia e provoca acusação de anexação

Meta descrição: Israel retoma o registro de terras na Cisjordânia, ampliando o controle na Área C e provocando reação da Palestina e de...

Mensagens indicam plano de Bannon e Epstein para derrubar Papa Francisco

Documentos do Departamento de Justiça dos EUA divulgados recentemente indicam que, em 2019, Steve Bannon, ex-estrategista da Casa Branca, e Jeffrey Epstein discutiram...

Familiares de presos políticos iniciam greve de fome na Venezuela

Famíliares de presos políticos na Venezuela iniciaram neste sábado uma greve de fome em Caracas para pressionar por mais libertações, após o adiamento...