Inema emite licença e autoriza implantação de trecho do VLT entre a Baixa do Fiscal e o Retiro; saiba detalhes

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) concedeu uma licença prévia para a Companhia de Transportes da Bahia (CTB) dar início à instalação do Sistema Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no trecho que liga Baixa do Fiscal ao Retiro, em Salvador. Essa autorização é válida por cinco anos.

O traçado do VLT terá uma extensão total de 3,75 km, incluindo 3.055,91 metros em superfície e 696,49 metros em elevado. O percurso conectará a estação Baixa do Fiscal do VLT, a Estação Retiro da Linha 1 do Metrô e o Terminal de ônibus do Retiro. Ao todo, seis paradas serão distribuídas ao longo do caminho: Baixa do Fiscal 2, Largo do Tanque, Boa Esperança, Santa Mônica, IAPI e Retiro.

Além disso, a licença autoriza a construção de uma via associada, com 792,29 metros, destinada ao tráfego de carros e pedestres, e que seguirá ao longo do canal existente na Avenida San Martin e nas ruas Vila Milo, Rio Negro e Nadir de Jesus.

O Inema ressalta que a execução deste projeto deve ser feita em conformidade com a legislação vigente e os condicionantes estabelecidos durante o processo. Essa licença focaliza, exclusivamente, a viabilidade ambiental do empreendimento. A portaria foi assinada pelo diretor-geral Eduardo Topázio, nesta quinta-feira.

No mês passado, a CTB havia publicado um contrato para o estudo de viabilidade da expansão do VLT Baixa do Fiscal-Retiro. A empresa Oficina Engenheiros Consultores Associados Ltda venceu o processo licitatório e será responsável pela realização do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da expansão na Região Metropolitana de Salvador.

Até novembro, estão previstos 27,5 mil metros de trilhos, representando 67% do material necessário para essa nova fase. Em agosto, a CTB informou que, após 14 meses do início das obras, os trechos 1, 2 e 3 já apresentam avanços físicos significativos. O fornecimento dos trilhos pode levar entre 12 a 18 meses, enquanto os equipamentos elétricos costumam demorar cerca de 24 meses para a entrega.

E você, o que pensa sobre a expansão do VLT em Salvador? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso após atirar contra policiais durante abordagem em Camaçari

Um homem foi preso em flagrante na noite de terça-feira, 23, no bairro Jardim Brasília, em Camaçari, após disparar contra uma equipe da...

Restaurante em Feira de Santana é interditado pela Vigilância Sanitária por irregularidades

Um restaurante localizado na avenida Getúlio Vargas, em Feira de Santana, foi interditado na última terça-feira (23), após fiscalização da Vigilância Sanitária municipal...

DNIT restringe tráfego de caminhões na ponte do Rio Jequitinhonha após descumprimento de regras

DNIT revoga a liberação ampliada para caminhões na ponte sobre o Rio Jequitinhonha, km 661 da BR-101, em Itapebi, Bahia. A nova restrição...