Em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, um homem de origem polonesa foi detido na manhã da última quinta-feira, acusado de cometer abuso sexual contra sua parceira, uma mulher de 32 anos que se encontra em estado vegetativo por consequência de um sério dano cerebral causado por uma parada cardiorrespiratória. O episódio veio à tona após a mãe da mulher denunciar o caso à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em 13 de novembro.
Investigações revelaram que o suspeito poderia estar envolvido em crimes de estupro de pessoa vulnerável e ameaça. De acordo com a investigação, a mãe da vítima encontrou em dispositivos eletrônicos da filha evidências de abusos psicológicos que já ocorriam antes da condição de saúde que incapacitou a mulher. Além disso, depoimentos de amigas da vítima indicaram que ela desejava terminar a relação com o acusado, que negou todas as alegações.
A mãe contou também que era ameaçada pelo homem, que havia o intuito de levar a filha para o exterior para cuidar dela à sua maneira, ignorando as recomendações médicas do Brasil. Profissionais de saúde que tratavam a mulher apontaram atitudes agressivas por parte do companheiro, fazendo com que um médico só realizasse consultas quando acompanhado. O suspeito chegou a administrar medicamentos importados na vítima mesmo sem ter formação médica, o que já gerou um incidente onde houve lesão na traqueia da mulher por conta de uma sucção excessiva realizada pelo acusado na traqueostomia.
A acusação de estupro fortaleceu-se com relatos de uma cuidadora sobre o comportamento do homem durante os banhos, onde se notou manipulação excessiva e inapropriada nas áreas íntimas da vítima. A família instalou câmeras de segurança, mas o acusado removeu a câmera do banheiro. Quando o dispositivo foi recolocado de modo a não permitir interferência, ele parou de participar dos banhos da companheira.
A mãe da vítima pediu medidas protetivas para ambas e as autoridades solicitaram a prisão preventiva do indivíduo, levando em conta a possibilidade de ele fugir para outro país.
Diante dessas informações alarmantes, convidamos você a refletir sobre a importância da vigilância e do suporte às pessoas em condições de vulnerabilidade. Qual é a sua opinião sobre as medidas de segurança e o sistema de justiça nesses casos? Compartilhe seus pensamentos nos comentários.

Facebook Comments