Vídeo mostra meteoro duplo em Porto Rico – fenômeno real ou ilusão de ótica?

Publicado:

Você viu o espetáculo celeste que deixou todo mundo intrigado em Porto Rico recentemente? Uma gravação capturou o que parecia ser um raro fenômeno de meteoro duplo na noite de segunda-feira, por volta das 23h14. A cena aconteceu na cidade de Cabo Rojo, onde duas luzes brilhantes seguiram uma ao lado da outra antes de desaparecerem quase ao mesmo tempo, atiçando a curiosidade: teríamos testemunhado a passagem de verdadeiros “gêmeos meteóricos” ou seria uma mera coincidência visual?

Tudo indica que a natureza foi generosa e nos deu um show genuíno. O astrofotógrafo Frankie Lucena, que registrou o evento, recebeu confirmação da Sociedade de Astronomia do Caribe de que provavelmente presenciamos a divisão de uma pequena rocha espacial em duas partes antes de entrar na atmosfera.

Fenômenos como este ocorrem quando um meteoroide, que é basicamente um pedaço de cometa ou asteroide, se parte durante ou um pouco antes da entrada na atmosfera terrestre. Porções deste objeto viajam praticamente na mesma rota e, ao aquecerem na atmosfera, criam trilhas luminosas quase simultâneas. Isso é o que define, essencialmente, os meteoros duplos.

A cena em Porto Rico remete a um acontecimento ainda mais surpreendente registrado no Brasil em 2019. Naquela ocasião, uma câmera em São José do Ribamar, no Maranhão, capturou nada menos que nove meteoros cruzando o céu em menos de um segundo, todos paralelos entre si, e sugerindo que eram fragmentos de um mesmo meteoroide já fracionado.

Agora, apesar dos recentes registros genuínos, muitas vezes o que parece ser uma bola de fogo dupla pode não ser mais do que um truque de luz. Equipamentos de monitoramento do céu são protegidos por uma cúpula de acrílico transparente que, às vezes, pode refletir imagens e criar uma ilusão de duplicação.

Especialistas alertam que essas câmeras podem, sim, gerar imagens duplicadas, especialmente em eventos mais intensos e brilhantes, mas um segundo rastro luminoso que aparece sempre na mesma posição em relação ao principal indicaria que o efeito é causado pelo acrílico, e não pela presença de um segundo meteoro.

Esses momentos raros e deslumbrantes reforçam a importância das análises cuidadosas e verificações rigorosas para realmente entendermos os mistérios que cruzam o nosso céu.

Consegui prender a sua atenção com essa história estelar? Se você também fica fascinado por essas maravilhas lá de cima ou tem alguma dúvida, compartilhe com a gente aqui nos comentários. Vamos adorar trocar ideias sobre os segredos do universo!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Airbus anuncia recall massivo da família A320 após incidente

A fabricante de aeronaves europeia Airbus acaba de lançar um alerta que sacudiu o mundo da aviação: um recall massivo envolvendo cerca de...

Cães azuis de Chernobyl: mistério é desvendado e mostra como é a vida na região

Imagina estar caminhando pela floresta em Chernobyl, onde o silêncio que acompanha a sombra das árvores é a única lembrança do desastre nuclear,...

Notebook com 16 GB de RAM e preço de Black Friday: confira o Dell Inspiron i15

Vamos falar sem rodeios: se você está procurando um notebook que não te deixe na mão, especialmente com as demandas cada vez maiores...