Trump anuncia indulto a ex-presidente de Honduras preso por narcotráfico

Publicado:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tomou uma decisão impactante na política de Honduras na última sexta-feira, 28. Ele anunciou a intenção de conceder um indulto ao ex-presidente Juan Orlando Hernández, que foi condenado por narcotráfico e atualmente está cumprindo uma pena de 45 anos de prisão nos Estados Unidos.

A comunicação foi feita através de suas redes sociais, onde Trump também expressou apoio à candidatura de Nasry Asfura, do Partido Nacional, que é o mesmo partido de Hernández. Ele fez um alerta sobre a ajuda financeira dos Estados Unidos ao país, afirmando que poderia ser reduzida caso Asfura não vencesse as eleições de domingo, 30. Na publicação, Trump escreveu: “VOTEM EM TITO ASFURA PARA PRESIDENTE, E PARABÉNS A JUAN ORLANDO HERNÁNDEZ POR SEU FUTURO INDULTO”.

Asfura, um empresário da construção civil e ex-prefeito da capital, enfrenta uma disputa acirrada contra a advogada Rixi Moncada e o apresentador Salvador Nasralla. Após o anúncio de Trump, Asfura declarou que não tem ligação com as ações de Hernández, destacando que um partido não é responsável por ações pessoais de seus ex-líderes.

Hernández foi presidente de Honduras de 2014 a 2022 e foi extraditado para os Estados Unidos pouco após deixar o cargo, quando Xiomara Castro assumiu a presidência. Em março de 2024, um júri de Nova York o considerou culpado de facilitar a entrada de grandes quantidades de cocaína nos Estados Unidos. os atos de tráfico teriam começado bem antes ele assumir a presidência.

Trump também comentou que Hernández havia recebido um tratamento injusto, conforme a opinião de pessoas que ele respeita. Durante a condenação, o ex-procurador-geral do governo de Joe Biden, Merrick Garland, afirmou que Hernández havia abusado de seu poder para apoiar uma das maiores conspirações de narcotráfico do mundo.

Além disso, Trump fez críticas a Nasralla e Moncada, acusando-os de tentarem dividir os votos e questionando a possibilidade de uma vitória que favoreceria aliados comunistas, como o presidente venezuelano Nicolás Maduro.

O indulto a Hernández ocorre em um contexto de operações militares dos Estados Unidos no Caribe e no Pacífico, que visam combater o tráfico de drogas. Desde setembro, as forças americanas realizaram mais de 20 operações em águas internacionais.

O que você acha dessa decisão de Trump? Deixe suas opiniões nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Incêndio deixa 36 mortos em Hong Kong; Veja vídeo

Um incêndio devastador em um complexo residencial em Hong Kong resultou na morte de pelo menos 36 pessoas nesta quarta-feira (26). O...

Autor de ataque contra guardas nacionais nos EUA será indiciado por assassinato

Rahmanullah Lakanwal, de 29 anos, será indiciado por assassinato após o ataque que resultou na morte de um membro da Guarda Nacional em...

Trump e Maduro conversaram por telefone, diz jornal

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teve uma conversa telefônica com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no último fim de semana,...