A tentativa de Caetano de unir Disco Music à África ancestral em 1977

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em 1977, o décimo álbum de estúdio de Caetano Veloso, intitulado “Bicho”, trouxe uma proposta ousada que misturava tradição africana com disco music. Naquele ano, Caetano, aos 35 anos, buscava se conectar com as “pistas de dança do planeta”.

Apesar da inovação, o álbum foi alvo de críticas severas. Alguns setores o viam como um convite à alienação e um exemplo de dominação estrangeira. Os críticos esperavam de Caetano um engajamento político mais evidente, como o de Chico Buarque e Gilberto Gil.

No entanto, um olhar mais atento revela que Caetano estava em busca de uma síntese. Para ele, os tambores da África e as batidas da disco music representavam duas formas autênticas de celebração e dança.

O álbum homenageava a música dançante de raízes afro, destacando que a disco music teve sua origem nas mãos de artistas negros americanos, antes de ser apropriada por outras culturas.

Influenciado por sua visita à Nigéria, onde presenciou a pobreza local, Caetano expressa em sua faixa “Gente” que “gente é pra brilhar / não pra morrer de fome”. Na canção “Two Naira Fifty Kobo”, que incorpora o juju music, ele reforça a ideia de ser “gente linda e dançar”.

Além da fusão dançante, “Bicho” traz momentos de doçura. Clássicos como “Odara”, a contemplativa “Um Índio” e a tocante “O Leãozinho”, dedicada ao baixista Dadi, estão entre as faixas que encantaram o público.

A música “Tigresa” aborda a transição de uma mulher que trocou os dilemas políticos de 1966 pelo prazer da dança nas festas da época.

“Bicho” demonstrou que, mesmo ao explorar o pop, Caetano estava atendo ao pulsar do mundo. Quase cinco décadas depois, ele retorna aos palcos mantendo a mesma inquietude. No Festival Estilo Brasil, essas canções – doces, dançantes, críticas e de raízes – ganham vida novamente, mostrando que a pista de dança também é um espaço político.

O Festival Estilo Brasil tem o patrocínio do Banco do Brasil Estilo, do governo federal e dos cartões BB Visa, com realização da Metrópoles e produção da Oh! Artes.

Compre seu ingresso

Programação

Caetano Veloso
11 de dezembro

Liniker
14 de dezembro

Festival Estilo Brasil

Local: Ulysses Centro de Convenções
Ingressos: Bilheteria Digital

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Marcelo Adnet será Bolsonaro durante desfile de escola de samba do RJ

O humorista Marcelo Adnet representará o ex-presidente Jair Bolsonaro durante o desfile da Acadêmicos de Niterói, no Carnaval de Salvador, no próximo dia...

Eduardo: país está sedento por uma virada à direita “menos ideológica”

Eduardo Bolsonaro afirma que o mundo procura virada para a direita; Flávio comenta entrevista na Europa O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) afirmou, nesta...

Opositor de Maduro retorna à prisão domiciliar após ganhar liberdade provisória

O líder da oposição na Venezuela, Juan Pablo Guanipa, está em prisão domiciliar após obter liberdade provisória, mas foi recapturado dentro de 12...